Os Certificados do Tesouro Poupança Crescimento (CTPM) oferecem taxas de juro de apenas 0,75% no primeiro ano, mas ainda assim conseguem superar as taxas de juro de novos depósitos até um ano em mais de quatro vezes.
Os produtos do Estado para aforradores têm uma maturidade máxima de sete anos, mas só poderão ser movimentados passado um ano. A partir do segundo ano, poderá haver prémio correspondente a 40% do crescimento médio real do produto interno bruto (PIB) nos últimos quatro trimestres conhecidos no mês anterior à data de pagamento de juros, de acordo com o IGCP.
Este valor acresce à taxa juro distribuída pelos anos, de:
Apesar do juro baixo, em comparação com os novos depósitos – produtos de risco semelhante – as taxas dos CTPM conseguem superar, caso não haja resgates. O valor médio da taxa de juro dos novos depósitos até um ano foi de 0,17% em fevereiro, segundo os últimos dados do Banco de Portugal.
Na comparação entre 52 depósitos a prazo particulares com maturidade a um ano, oferecidos por 22 instituições bancárias em Portugal, apenas 15,4%, ou oito depósitos oferecem taxas mais vantajosas que os certificados, segundo os dados compilados pelo ComparaJá.pt, para o Jornal Económico.
O depósito mais vantajoso é o Invest Choice Novos Montantes do Banco Invest, que oferece uma Taxa Anual Nominal Bruta (TANB) de 1,4%, seguindo-se o Super Depósito G + do Banco Português de Gestão (1,60%) e o Invest Mais do Banco Invest, ambos com uma taxa ilíquida de 1%. Entre os restantes 49 depósitos, todas as taxas oferecidas se situam abaixo de 1% e em 40 casos abaixo de 0,5%.
[Notícia corrigida dia 4 de maio, às 13 horas. Por lapso, a análise incluía ofertas em moeda estrangeira que não são comparáveis e distorciam as conclusões.]
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com