[weglot_switcher]

CGD e Fórum Oceano lançam prémio para empresas da economia do mar

A Caixa “dispõe de uma oferta bancária completa no apoio ao investimento e crescimento das empresas do Hypercluster da Economia da Mar, incluindo serviços diferenciados na área de banca de investimento e capital de risco”, anuncia Francisco Cary.
17 Outubro 2024, 15h35

A Caixa Geral de Depósitos e o Fórum Oceano, Cluster da Economia do Mar liderado por Carlos Costa Pina, anunciarão esta quinta-feira, no evento internacional Oeiras Bluetech Ocean Forum, que se realiza no Forte São Julião da Barra, o lançamento do Prémio Mar Caixa-Fórum Oceano que “tem como objetivo distinguir, promover e fomentar o empreendedorismo, baseado em modelos de negócio assentes na transição gémea digital e verde, e em produtos e serviços sustentáveis (ESG), nas cadeias de valor da economia azul”, segundo o banco.

O Prémio Mar Caixa-Fórum Oceano tem como base o modelo de rating ESG da Caixa, na área da economia azul, e a base de dados Hub Azul Dealroom gerida pelo Fórum Oceano, no âmbito do projeto PRR Hub Azul.

O Prémio Mar Caixa-Fórum Oceano é composto por quatro categorias. A primeira é a PME Mar Caixa-Fórum Oceano e vai distinguir PME com um modelo de negócio inovador, que demonstre um desempenho positivo no impacto ESG significativo.

A segunda é a categoria Grande Empresa (Corporate) Mar Caixa-Fórum Oceano, que irá selecionar a grande empresa com um modelo de negócio inovador, que demonstre um desempenho positivo no impacto ESG significativo.

A categoria Startup Mar Caixa-Fórum Oceano escolhe a startup com um modelo de negócio inovador, que demonstre um desempenho positivo significativo no impacto ESG.

A categoria personalidade Mar Caixa-Fórum Oceano elege a distinção de uma personalidade com contributos relevantes para a economia azul.

Cada categoria deverá ter uma empresa premiada e duas menções honrosas, num total de 12 empresas distinguidas.

Para Francisco Cary, administrador da CGD, “o hypercluster da Economia do Mar apresenta um grande potencial de desenvolvimento para a Economia Portuguesa, integrando um conjunto variado de setores de atividade, combinando setores com maior relevância presente, como as pescas, aquicultura ou o transporte marítimo verde, com outros ainda emergentes, como a exploração dos oceanos, novos materiais, matérias primas e derivados provenientes do mar, energias eólicas off-shore e o know-how e tecnologia de potenciação das florestas oceânicas, como sequestradoras de carbono”.

A Caixa “dispõe de uma oferta bancária completa no apoio ao investimento e crescimento das empresas do Hypercluster da Economia da Mar, incluindo serviços diferenciados na área de banca de investimento e capital de risco”, acrescenta o administrador.

Por sua vez Carlos Costa Pina, Presidente do Fórum Oceano, acrescenta que “para Portugal se afirmar na economia azul sustentável, é preciso dar visibilidade às PME e às grandes empresas do mar nacionais que no seu quotidiano conseguem ser lucrativas e gerar um impacto positivo no ambiente e na sociedade”.

É este o objetivo desta parceria entre o Fórum Oceano com o seu associado Caixa, ou seja, “premiar quem monetiza com sustentabilidade o nosso mar”, acrescenta.

Além disso, o Prémio Mar Caixa-Fórum Oceano “também é uma via para promover a inovação dos setores emergentes da economia do mar e atrair novas empresas para os ecossistemas de inovação Hub Azul Portugal e Portugal Blue Digital Hub, liderados pelo Fórum Oceano”, considera Ruben Eiras, Secretário-Geral daquela organização.

“Distinguir start-ups azuis com um prémio com o selo de qualidade da Caixa-Fórum Oceano, baseado na conjugação da obtenção de lucro cumprindo a taxonomia da UE e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, abrirá novas portas para as jovens empresas obterem oportunidades de financiamento potencialmente mais atrativas”, acrescenta.

As empresas vencedoras do Prémio Mar-Caixa Fórum Oceano serão galardoadas com os benefícios, por parte das duas entidades.

Da parte do Grupo Caixa, os benefícios às empresas vencedoras – no âmbito da atividade de banca de retalho – são um desconto de 25 pontos base no spread face ao PARE (preço ajustado ao risco da empresa) e isenção de comissões de estudo em operações de crédito; e a majoração da remuneração de Depósitos a Prazo com acesso ao Depósito Caixa ESG (TANB 2,70% a 3 meses).

Mas também o acesso às condições da Linha Caixa ESG (prazos de financiamento até 10 anos, com 3 de carência, e 50 pontos base de redução no spread em operações transferidas de OIC); e a redução de 25 no spread face ao PARE e isenção de comissões de estudo em operações de crédito no Caixadireta Empresas.

No âmbito da atividade de banca de investimento do Caixa BI, haverá um desconto de 25% no comissionamento de operações de estruturação de emissões de dívida titulada ESG (obrigações ou papel comercial), sujeita à análise da oportunidade concreta e às aprovações de crédito.

Já no âmbito da atividade da Caixa Capital, de gestão de fundos capital de risco, há a disponibilidade para analisar o(s) projeto(s) vencedor(es), nomeadamente na componente de start-ups, de forma a avaliar o enquadramento dessas oportunidades na política de investimento da Caixa Capital, bem como o seu potencial, e posteriormente submeter a Comité Investimento.

Já as benesses dadas pelo Fórum Oceano para as empresas vencedora são a oferta de quota de associado do Fórum Oceano pelo período de 2 anos (no valor máximo de quatro mil euros); a oferta de um serviço de apoio à promoção da empresa através dos meios digitais, que inclui as redes sociais (Linkedin e X) durante os 2 anos com um máximo de 12 posts avaliado em cinco mil euros. Bem como a oferta de bilhetes de acesso a dois eventos por ano organizados pelo Fórum Oceano (avaliado em 2.000 euros); a oferta de um serviço de apoio à internacionalização, que passa pelo desenho e estruturação de países e entidades de contacto com interesse, com agendamento de reuniões de matchmaking, até um máximo de 24 horas, avaliado em  cinco mil euros; e o acesso gratuito aos serviços de inovação aberta para desenvolvimento de negócio do Hub Azul Portugal.

Exclusivamente para Prémios startup e PMEs acresce a atribuição de um desconto de 100% no acesso a um serviço de transformação digital do Portugal Blue Digital Hub a definir com base no roadmap da empresa; e a inscrição gratuita no Hub Azul Deal Room e swapcard para promoção e visibilidade.

Exclusivamente para o Prémio Personalidade há a oferta de uma entrevista exclusiva por ano à pessoa sobre a temática que a distinguiu para disseminação nos canais comunicacionais do Fórum Oceano; e a presença com intervenção de destaque em pelo menos 1 evento por ano organizado pelo Fórum Oceano.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.