[weglot_switcher]

CGTP: “A melhor forma da CGD tem de conseguir lucros é aumentar os encargos para a maioria dos pobres, reformados e trabalhadores”

Após a reunião com o primeiro-ministro indigitado, Arménio Carlos indica que a notícia que dá conta do aumento de encargos na CGD para o próximo ano “é inadmissível”, indicando que volta a ser aplicada “a velha máxima” de que os pobres têm de pagar.
  • Foto de Cristina Bernardo
10 Outubro 2019, 12h05

O líder da CGTP, Arménio Carlos, esteve reunido com o secretário-geral do Partido Socialista e primeiro-ministro indigitado. Na lista de preocupações deste sindicato consta a luta contra a precariedade, os direitos dos trabalhadores com a legislação do trabalho atual e o aumento das comissões na Caixa Geral de Depósitos (CGD) para 2020, tornado público na quarta-feira.

Após a reunião, Arménio Carlos indica que a notícia que dá conta do aumento de encargos na CGD para o próximo ano “é inadmissível”, indicando que volta a ser aplicada “a velha máxima” de que os pobres têm de pagar.

“A melhor forma da Caixa Geral de Depósitos conseguir lucros é aumentar os encargos da utilização dos cartões e dos serviços que a esmagadora maioria dos pobres, reformados e trabalhadores utilizam”, sustentou o líder da CGTP esta quinta-feira, 10 de outubro.

Com o aumento do preçário e do pagamento de algumas contas da CGD e das transferências na aplicação MB Way, Arménio Carlos indica que este se verifica para posteriormente se verificar uma diminuição dos encargos da maioria “que têm melhores condições para pagar”.

A entidade liderada por Paulo Macedo apresentou ontem, 9 de outubro, um novo preçário que vai entrar em vigor a 25 de janeiro do próximo ano. Apesar de indicar o pagamento de 0,20 euros no preçário antigo, este não era aplicado e agora as transferências no MB Way vão passar a custar 88,4 cêntimos.

As cadernetas também vão ver o preço aumentar. Os levantamentos ao balcão utilizando este método vão custar 3,12 euros, enquanto a atualização vai aumentar para 2,08 euros. A conta S, que é a mais básica, vai passar a custar 3,20 euros por mês, enquanto as restantes contas não apresentam alteração de valor.

https://jornaleconomico.pt/noticias/caixa-geral-de-depositos-atualiza-precario-para-2020-mb-way-vai-passar-a-ser-pago-499197

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.