[weglot_switcher]

Chairman da TAP anuncia reabertura de mais rotas para o Porto e diz que ficou “surpreendido” com providência cautelar

Rota Porto-Nova Iorque foi antecipada de agosto para julho, com as rotas para Milão e Zurique a serem reabertas em agosto. Já a rota para Amesterdão arranca em setembro.
  • Cristina Bernardo
24 Junho 2020, 11h23

O presidente do Conselho de Administração (CA) da TAP disse hoje estar “surpreendido” com a providência cautelar da Associação Comercial do Porto (ACP) para tentar travar a injeção do Governo de 1.200 milhões de euros na companhia aérea.

“Fiquei surpreendido com esta iniciativa da Associação Comercial do Porto”, disse hoje Miguel Frasquilho no Parlamento.

O chairman avançou que depois de ser conhecido o polémico plano de retoma das rotas da TAP, que foi criticado por vários atores da região norte por ter muito mais voos para Lisboa, a companhia aérea teve várias reuniões com “parceiros do norte do pais” de vários setores, incluindo com a Associação Comercial do Porto que “esteve nessas reuniões”.

“Se houve mensagem que foi passada nessas reuniões foi que o CA da TAP se iria esforçar numa logica sustentável, iria repor os níveis de atividade pré-Covid”, avançou na comissão parlamentar de economia.

O Supremo Tribunal Administrativo decidiu na terça-feira aceitar “liminarmente” a providência cautelar colocada pela Associação Comercial do Porto e que paralisa temporariamente a injeção de capital por parte do Estado na companhia aérea portuguesa TAP, conformou avançou o jornal Expresso na terça-feira.

Miguel Frasquilho anunciou que a partir de agosto a proporção de destinos servidos a partir do Porto face a Lisboa vai ter uma “proporção semelhante” ao que existia antes da pandemia Covid-19.

Antes disso, anunciou a rota Porto-Nova Iorque que foi antecipada de agosto para julho, com as rotas para Milão e Zurique a serem reabertas em agosto. Já a rota para Amesterdão arranca em setembro.

O presidente do CA da TAP foi ouvido na quarta-feira na comissão parlamentar de Economia, Inovação, Obras Públicas e Habitação. Na terça-feira foi ouvido o presidente da Comissão Executiva da TAP, Antonoaldo Neves.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.