[weglot_switcher]

‘Chef’ João Sá convida Jonathan Zandbergen para divulgar gastronomia holandesa

Hoje, dia 29 de fevereiro, repetindo a experiência de ontem, o ‘chef’ João Sá, do restaurante SÁLA, será o anfitrião de um jantar a quatro mãos em que irá partilhar a cozinha com o ‘chef’ dos Países Baixos Jonathan Zandbergen, do restaurante Le Merlet, classificado com uma estrela Michelin. “Achámos que a linha culinária do […]
  • DR
29 Fevereiro 2020, 17h00

Hoje, dia 29 de fevereiro, repetindo a experiência de ontem, o ‘chef’ João Sá, do restaurante SÁLA, será o anfitrião de um jantar a quatro mãos em que irá partilhar a cozinha com o ‘chef’ dos Países Baixos Jonathan Zandbergen, do restaurante Le Merlet, classificado com uma estrela Michelin.

“Achámos que a linha culinária do Jonathan tinha muito em comum com a nossa, no que toca à proximidade com os produtos de época, e que seria um bom primeiro convite para um jantar a quatro mãos no SÁLA”, afirma o ‘chef’ João Sá.

Jonathan Zandbergen é uma jovem estrela em ascenção na gastronomia dos Países Baixos.

Está a liderar o restaurante Le Merlet, em Schoorl, desde 2015, e conseguiu manter a estrela Michelin que o local ostenta desde 1998.

Atualmente com 31 anos, foi considerado ‘Chef Mais Talentoso’ em 2017 pelo prestigiado ‘Guia Gault & Millau’.

“Com bases de cozinha francesa, Jonathan trabalha em restaurantes desde os 14 anos, tendo ascendido ao cargo de ‘chef’ aos 23”, destaca um comunicado, acrescentando que o ‘chef’ holandês é “apaixonado, optimista e trabalhador”.

“Jonathan Zandbergen é o par de mãos perfeito para cozinhar com o ‘chef’ João Sá, que desde sempre trabalha os produtos locais e a portugalidade como pilares centrais. À mesa dos jantares estarão os produtos de época, muitos vegetais, peixe e marisco, naquela que é a melhor tradição do que se serve no SÁLA”, adianta o referido comunicado.

O preço dos jantares é de 130 euros, com bebidas incluídas, e há 20 lugares disponíveis para cada dia.

“A cozinha atravessou a vida de João Sá desde sempre. Tanto o padrinho, como uma ama que lhe ocupa o lugar de segunda mãe, lhe incutiram o amor pela comida. Aos 12 anos, já criava eventos na escola relacionados com gastronomia, e aos 14 anos, o seu interesse por tudo o que era prático e manual levou-o até à Escola de Hotelaria do Estoril”, avança o comunicado em questão.

De acordo com esta nota, “foi uma entrada precoce no exigente mundo da cozinha, e o caminho foi intenso e feito a pulso”.

“Em 2003, mergulhou de um salto no espaço de vanguarda da capital, a Bica do Sapato, sob a batuta de Fausto Airoldi – donde saíram grandes profissionais da cozinha. Em 2004, passou dois meses no Viridiana, restaurante com uma estrela Michelin em Madrid, sob a alçada do ‘chef’ Abraham Garcia. Aqui, descobriu a gastronomia típica espanhola, muito bem confeccionada. Também adquiriu experiência no mundo hoteleiro – trabalhou dois anos no Sheraton Porto, sob a supervisão do ‘chef’ Jerónimo Ferreira, até perceber que o seu amor estava noutras cozinhas”, revela o mesmo documento.

João Sá trabalhou com outros ‘chefs’ que o marcaram – como Lubomir Stanisic, no ‘100 Maneiras’, com quem adquiriu muito conhecimento técnico, ou Nuno Mendes, no ‘Viajante’, em Londres -, até se estrear a solo como ‘chef’ no ‘G-Spot’, em 2009.

“Aí, viveu a maior experiência de criatividade da sua carreira, ao longo de três anos – não repetiu um único prato. Em 2018, regressou ao leme do seu restaurante com o SÁLA”, adianta o mesmo comunicado.

Por seu turno, Jonathan Zandbergen também cozinha desde cedo.

“Aos 14 anos já trabalhava em restaurantes e aos 23 era ‘chef’ de cozinha. Em 2017, foi considerado ‘Chef Mais Talentoso’ pelo prestigiado Guia ‘Gault & Millau’, o que lhe augura um destino sorridente. Jonathan fez o segundo e terceiro níveis da escola de cozinha e o nível 4 de especialização. Depois, estudou na Academia Cees Helder, onde se focou em empreendorismo gastronómico, e completou vários estágios em restaurantes importantes, como o ‘De Librije’, com três estrelas Michelin. Dos vários prémios que recebeu, o mais especial para ele foi o primeiro lugar do ‘The Prix Culinaire Le Taittinger International’, uma homenagem à cozinha clássica francesa”, assinala o comunicado.

Zandbergen abriu, em 2014, a sua empresa, ‘The Soul Kitchen’, “em que partilha conselhos e pontos de vista gastronómicos”.

“A liderar o restaurante ‘Le Merlet’, em Schoorl, desde 2015, conseguiu manter a estrela Michelin que o local ostenta desde 1998. Jonathan tornou-se bastante conhecido do grande público como membro do júri do programa ‘Top Chef Academy’, na RTL. Optimista e empreendedor, descreve o seu estilo gastronómico como “francês contemporâneo, com produtos locais, pratos visualmente apelativos e muito saborosos”, esclarece o referido comunicado.

“Crio pratos que contam histórias”, acredita o ‘chef’ Zandbergen.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.