[weglot_switcher]

Chega corta relações com o CDS-PP devido à sobreposição de congressos

André Ventura acusou centristas de tentarem “humilhar” e “ofuscar” o Chega ao marcarem a sua reunião magna para as mesmas datas, naquilo que descreveu como um exemplo da “incapacidade de assegurar lealdade institucional” por parte do partido liderado por Francisco Rodrigues dos Santos.
  • Hugo Delgado/Lusa
11 Outubro 2021, 18h26

O presidente do Chega, André Ventura, anunciou nesta segunda-feira o corte de relações com o CDS-PP. na sequência da decisão dos centristas em marcar o congresso desse partido para o fim-de-semana de 27 e 28 de novembro, datas em que já estava agendada a reunião magna do partido que lidera.

“O CDS mostrou ser um partido completamente incapaz de responder democraticamente aos anseios da população e mostrou ser incapaz de assegurar qualquer lealdade institucional”, disse André Ventura, numa mensagem de vídeo, recordando a existência da “boa prática parlamentar” de os maiores partidos portugueses não realizarem congressos em simultâneo por motivos mediáticos e logísticos.

Segundo o presidente do Chega, a “falta de respeito democrática e institucional” demonstrada pela direção de Francisco Rodrigues dos Santos, cuja proposta de antecipar o congresso do CDS-PP foi aprovada por larga maioria no Conselho Nacional deste domingo,  mostra “como os políticos são capazes de tudo para tentar humilhar e ofuscar os outros”.

Reconhecendo que os centristas “têm hoje mais deputados do que o Chega”, mas sabem quais são as suas intenções de voto nas sondagens e viram os resultados das eleições autárquicas, Ventura disse que o CDS-PP “prefere dar palco à esquerda e dar a mão a este PSD do que criar uma direita forte em Portugal que seja alternativa a António Costa”.

A sobreposição entre os congressos do CDS-PP e do Chega foi apresentada pelo eurodeputado Nuno Melo e alguns dos seus apoiantes como um argumento para que os centristas elegessem a próxima liderança mais tarde – uma carta enviada ao presidente do Conselho Nacional, Filipe Anacoreta Correia, por figuras como Pedro Mota Soares e João Gonçalves Pereira questionava que a antecipação era uma manobra para reduzir as hipóteses de sucesso de candidaturas alternativas à de Rodrigues dos Santos -, mas não surtiu qualquer efeito.

Na mesma mensagem de vídeo o presidente do Chega também comentou a libertação do ex-ministro socialista Armando Vara, numa “notícia que nos deixa a todos perplexos”, e que disse revelar “a hipocrisia e a falência do sistema em Portugal”.

Insurgindo-se contra a “ainda ministra da Justiça” Francisca Van Dunem por Armando Vara ter sido libertado no âmbito das regras relacionadas com a pandemia de  Covid-19, Ventura acusou o Governo de mostrar “que há uma justiça para poderosos e uma para pessoas comuns”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.