Há sete anos era avaliado pelo Euro NCAP o primeiro modelo chinês com ambições de entrada no mercado europeu. Falamos do Landwind CV9, que, à data, não foi além das duas estrelas. Agora, muitas são as marcas chinesas que se preparam para entrar na Europa, com a Chery Automotive a revelar ser a que poderá estar mais próxima do objetivo.
Em comunicado, é anunciada a criação de uma marca exclusiva para o mercado europeu, cujo primeiro exemplo é um um SUV compacto “criado para clientes jovens, urbanos e de mente aberta”, cuja estreia mundial acontecerá já em setembro, por ocasião do Salão de Frankfurt. Baseado numa nova plataforma, o SUV irá “ao encontro das necessidades e expectativas dos clientes privados e frotistas em termos de design, qualidade, dinâmica e segurança”, pode ler-se ainda no comunicado. Ainda sem nome, esta nova marca oferecerá modelos híbridos, híbridos plug-in e 100% elétricos, anuncia a empresa.
Os planos europeus da Chery chegam numa altura em que a marca chinesa procura libertar-se da sua ligação à Qoros Automotive, uma outra marca chinesa que tentou estabelecer-se na Europa, mas sem sucesso. Os planos da Chery para a nova marca passam pela criação de cooperações com parceiros de importação e distribuição, mas também pela criação um centro de pesquisa e desenvolvimento no Velho Continente, que apoiará os três centros já existentes na China: em Wuhu, Pequim e Xangai.
Com mais de 700 mil veículos vendidos em 2016, incluindo 100 mil exportados (quase um terço do total de exportações da China), a Chery diz-se capacitada para aumentar a produção no sentido de fazer face à procura dos seus modelos na Europa. As suas quatro fábricas na China, que possuem uma capacidade de produção de um milhão de unidades/ano, juntam-se a um total de 10 unidades fabris fora de portas.
Mais competição
A Chery junta-se assim a outras marcas chinesas que tentam entrar no mercado europeu, como a Lynk & CO (da Geely), a MG Motor (da SAIC), a Great Wall e a Borgward. A Lynk & CO planeia começar a vender o crossover compacto 01 em 2019, ao passo que a MG Motor, que já vende os seus modelos no Reino Unido, quer expandir-se para o continente europeu no mesmo ano.
A alemã Borgward, apoiada pelo construtor chinês de camiões, Foton, prepara-se para desvendar um protótipo de um veículo elétrico desportivo no Salão de Frankfurt, segundo adianta o Automotive News. A Great Wall Motor, o maior fabricante chinês de SUV e crossovers, levará ao certame alemão os produtos da sua marca premium, a Wey. O primeiro destes modelos, o crossover VV7, começou a ser vendido depois do Salão de Xangai, em abril, estando em fase de testes o seu segundo modelo, o crossover compacto VV5.
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