A Chevron, petrolífera norte-americana, anunciou a venda de uma participação de 20% no projeto Athabasca Oil Sands e uma de 70% no projeto Duvernay à empresa do Canadá que atua no sector de petróleo e gás natural, Canadian Natural Resources Limited. Em comunicado a empresa refere que a transação perfaz os 6,5 mil milhões de dólares.
A transação, que deverá estar concluída no final deste ano, faz parte da estratégia da empresa de desinvestir entre 10 mil milhões e 15 mil milhões de dólares em ativos até 2028.
Estes ativos, localizados no Canadá, contribuíram, em 2023, para uma produção de 84 mil barris de petróleo por dia. Duvernay é uma das principais zonas de xisto do país, tendo registado oito negócios no valor de 2,9 mil milhões de dólares nos últimos três anos.
Depois de terminada a transação, que ainda está sujeita às aprovações dos reguladores, a Canadian Natural vai deter 90% do projeto Athabasca Oil Sands. Em comunicado a empresa revelou que juntamente com a produção de Duvernay, vai acrescentar 122.500 barris de petróleo por dia à sua produção alvo para o próximo ano.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com