A China aprovou a construção da maior barragem hidroelétrica do mundo, no Tibete, avança o canal televisivo britânico BBC. Calcula-se que esta obra leve à perfuração de pelo menos quatro túneis de 20 quilómetros, através da montanha Namcha Barwa, desviando o caudal do Yarlung Tsangpo, o rio mais longo do Tibete. O investimento pode atingir os 127 mil milhões de dólares.
A barragem vai ficar localizada no rio Yarlung Tsangpo, e calcula-se que terá a capacidade para gerar três vez mais energia do que a Three Gorges Dam, que é a atualmente a maior central hidroelétrica do mundo.
A BBC refere que esta barragem, tem sido descrita, pelos media chineses, como sendo um projeto que dá prioridade à “proteção ecológica”. Contudo levantam-se também outras vozes que consideram que este projeto pode levar a “deslocalização das comunidades locais, alterar a paisagem natural, e danificar os ecossistemas locais”.
O canal televisivo britânico diz ainda que do contacto que teve com ativistas foi dado conta que as barragens têm sido um dos exemplos mais recentes da exploração que a China tem tido do Tibete, desde a anexação na década de 1950.
A BBC recorda que no início este ano o governo chinês deteve centenas de tibetanos que protestavam contra a construção de uma outra central e barragem hidroelétrica, localizada em Gangtuo.
O canal televisivo alerta também que esta nova barragem no rio Yarlung Tsangpo poderia permitir à China controlar, ou desviar, o caudal do rio, podendo impactar países como a Índia, dando também possibilidade às autoridades chinesas de colocarem um “estrangulamento” sobre a economia da Índia.
A BBC destaca que a China já tem várias centrais hidroelétricas instaladas ao longo do rio do Yarlung Tsangpo, mas este último projeto levanta desafios, tendo em conta que o local onde se pretende fazer a construção está no limite de uma placa tectónica que é propensa a sismos, levantando preocupações, entre especialistas, que as obras no local, possam fazer aumentar a frequência dos deslizamentos de terra.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com