[weglot_switcher]

Chinesa CATL responde à BYD: promete carregar 520 km em cinco minutos

Empresas chinesas estão a superar as empresas ocidentais no tempo de carregamentos de veículos elétricos.
21 Abril 2025, 14h40

A fabricante chinesa de baterias CATL respondeu à rival BYD e promete agora carregar 520 km de autonomia num carro elétrico em cinco minutos, segundo o “Financial Times”.

A BYD anunciou o mês passado que tinha desenvolvido uma plataforma que permite carregar 470 km em também cinco minutos.

Ambas as inovações colocam as empresas chinesas à frente dos rivais ocidentais: a Tesla consegue carregar 321 km em 15 minutos, enquanto a Mercedes-Benz consegue carregar 325 km em 10 minutos.

Os analistas apontam que os sistemas de carregamento muito rápido vão ajudar a dissipar receios dos condutores sobre a autonomia e o medo de ficar sem bateria ou enfrentar filas intermináveis.

A CATL disse hoje que a segunda geração da bateria Shenxing tem uma autonomia de 800 km numa carga, com uma velocidade pico de 2,5 km por segundo.

“Estamos disponíveis para colaborar com mais líderes industriais para levar além os limites do super-carregamento”, disse Gao Huan responsável da CATL para a tecnologia.

A nova bateria vai equipar 67 veículos elétricos a partir deste ano.

A companhia também apresentou a sua nova bateria de iões de sódio, que entra em produção este ano, com autonomias de 200 km para um veículo híbrido e 500 km para um elétrico.

As baterias de iões de sódio são vistas como uma alternativa mais barata face às de iões de lítio, mas ocupam mais espaço para a mesma energia, um problema no setor da mobilidade.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.