A Porta do Mezio é uma das cinco entradas no Parque Nacional da Peneda Gerês. Mas este sábado, dia 22 de outubro, será uma espécie de ponto de passagem para outra dimensão. Como? Olhando para o céu em busca das luas de Júpiter e dos anéis de Saturno. Não estará só nesta “odisseia”. É uma visita orientada para que não escape nada a quem vai perscrutar os céus. Que estarão ainda mais luminosos, ou não estivesse prevista uma chuva de estrelas Orionidas.
Nunca ouviu falar em tal coisa? Não se preocupe. A equipa da Associação Regional de Desenvolvimento do Alto Lima (ARDAL), responsável pela gestão da Porta do Mezio, e da organização da iniciativa, em parceria com a Boreallis, vai estar no local para o ajudar. “De olhos postos em Orionte, vamos procurar estrelas cadentes provenientes desta constelação e cuja origem dos meteoros é o cometa 1P/Halley”, explica a ARDAL em comunicado.
A iniciativa foi pensada para ser desfrutada entre família e amigos, por isso, haverá oportunidade para os visitantes aprenderem um pouco sobre “as fases do ciclo de vida das estrelas”, descobrirem as “principais teorias físicas que regem o cosmos a grandes escalas”, e conhecer os nomes das estrelas e das constelações, a somar ao grande desafio que é orientar-se através delas.
O programa inclui observação de estrelas e planetas com telescópio, acompanhamento técnico especializado por formador da área e monitores, mapa celeste individual e dicas de leitura. E também inclui seguro contra acidentes pessoais.
A atividade tem início às 20h30, na Porta do Mezio, em Arcos de Valdevez, e termina por volta das 24h.
A inscrição é obrigatória através da portadomezio@ardal.pt; 258 510 100, e custa 9,50 euros por adulto e 5 euros para crianças até aos 16 anos.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com