[weglot_switcher]

Ciclovias chegam ao Google Maps. Aplicação mostra rotas para bicicletas em Portugal

«O rollout da nova funcionalidade em Portugal inicia-se hoje e irá decorrer ao longo dos próximos dias», promete a Google.
  • Emanuel Kionke/Unsplash
30 Outubro 2021, 16h00

As ciclovias têm sido um dos temas mais “quentes” dos últimos meses no País, especialmente em Lisboa; para facilitar as deslocações de bicicletas, o Google ganha novas funcionalidades.  Esta semana, a app de mapas da Google começou a mostrar direções especificamente para que quem se desloca de bicicleta tenha acesso a percursos mais indicados para as duas rodas, em concreto com recurso a ciclovias.

«O rollout da nova funcionalidade em Portugal inicia-se hoje e irá decorrer ao longo dos próximos dias, altura em que estará disponível para todos os utilizadores. Além do percurso, é possível conhecer as ciclovias disponíveis em cada zona, cidade ou região», escreve a empresa no seu blog.

Lisboa é uma das principais cidades nacionais que passa a ter direções para bicicletas, fruto de uma parceria entre a Google, o site ciclovias.pt e a Câmara Municipal; ironicamente, o novo presidente, Carlos Moedas, quer acabar com uma das principais ciclovias da cidade, na Almirante Reis.

A posição “anti-ciclovia” de Moedas foi, inclusive, alvo de um protesto feito por ciclistas nesta artéria da cidade, no dia em que tomou posse como presidente da CML.

Para já, quer as apps (atualizadas) do Google Maps para iOS e Android ainda não mostram direções para bicicletas; o ícone deve ficar no menu de topo, onde estão já os do automóvel, TVDE, comboio e a pé. Para conseguir mostrar o «percurso mais atualizado», a Google diz usar «machine learning» e «algoritmos complexos» em conjunto com «informação de entidades públicas e contributos dos utilizadores».

A empresa lembra ainda que os «departamentos de trânsito das cidades» podem aceder à Geo Data Upload Tool para atualizar os mapas com ciclovias existentes que não tenham sido cartografadas pela Google.

PCGuia

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.