[weglot_switcher]

Ciência à Conversa no Politécnico de Setúbal debate as potencialidades da biorrefinaria

A iniciativa tem como finalidade a divulgação dos novos conhecimentos produzidos no politécnico, num registo informal e acessível a todos.
2 Junho 2021, 08h37

Como pode a biorrefinaria produzir ingredientes sustentáveis a baixo custo? É esta a questão que os investigadores do Instituto Politécnico de Setúbal vão esclarecer na próxima sessão do ciclo Ciência à Conversa, que decorre esta quarta-feira, 2 de junho, dedicada ao Centro Interdisciplinar de Ciências Químicas e Biológicas, um dos nove centros de investigação do IPS em destaque nesta nova temporada online. O debate tem início às 13h00, dirige-se à comunidade académica, mas está aberta à comunidade local.

Constituído em 2017, o centro de Investigação e Desenvolvimento conta com 13 membros efetivos e dois membros associados, que trabalham com a missão de promover a investigação fundamental e aplicada no domínio das Ciências Químicas e Biológicas.

As docentes Catarina Paz e Carla Santos darão a conhecer projetos de natureza interdisciplinar em curso, nas áreas da Engenharia Química e Biotecnologia, com destaque para os projectos OLIVESIM – Gestão dos serviços de ecossistema no olival utilizando modelos espaciais avançados e REDWINE – Increasing microalgae biomass feedstock by valorising wine gaseous and liquid residue.

Em destaque estarão igualmente a NURSE’IN – Unidade de Investigação em Enfermagem do Sul e Ilhas, e o CiEF-Centro de Investigação em Educação e Formação. A cargo da docente Andreia Cerqueira está a apresentação dos projetos existentes na temática do Bem-Estar, enquanto que Carla Cibele, coordenadora do CiEF, dará conta do desenvolvimento do projeto idoSOS – Intertwined Voices, que investiga estratégias eficazes para quebrar o isolamento social da população idosa em contexto de pandemia.

O Ciência à Conversa realiza-se na primeira quarta-feira do mês, tendo como finalidade a divulgação dos novos conhecimentos produzidos no Politécnico, num registo informal e acessível a todos. Com este ciclo mensal de encontros, o politécnico, através da sua Unidade de Apoio à Inovação, Investigação & Desenvolvimento e Empreendedorismo pretende demonstrar que a ciência está presente em tudo o que fazemos e nas várias dimensões da vida em sociedade, podendo ser tema de conversa numa pausa para almoço.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.