A ligação ferroviária entre os aeroportos de Faro e Sevilha, “que pressupõe a construção de uma ponte ferroviária no Guadiana, bem como a eletrificação da parte final da Linha do Algarve até Vila Real de Santo António e a reabilitação da linha ferroviária entre Huelva e Ayamonte, é uma proposta consensual para as associações de empresários de Sevilha, de Huelva e do Algarve e está a ser vertida num documento conjunto que será entregue aos governos de Portugal e de Espanha na altura da Cimeira Luso-Espanhola, que se realizará no início do quarto trimestre de 2021”, detalhou ao Jornal Económico o presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Algarve, José Apolinário.
Esta proposta de modernização de infraestruturas transfronteiriças traduz uma forte cooperação nesta euroregião, “coincidindo com a revisão do regulamento n.º 1315/2013 do Parlamento Europeu e do Conselho, relativo às orientações da União Europeia para o desenvolvimento da rede transeuropeia de transportes, que está em discussão no segundo semestre do ano, e que deverá enquadrar a ligação do corredor ferroviário do sudoeste ibérico a Portugal”, adiantou José Apolinário.
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