Em outubro de 2024 a GamaLife celebra o seu quinto aniversário. E em apenas cinco anos conseguimos consolidar a nossa posição como um dos principais players do mercado nacional. Com operações em Portugal e Itália, estamos muito satisfeitos com o nosso crescimento e capacidade de adaptação, especialmente por termos passado por uma pandemia pouco tempo depois da aquisição.
A nossa jornada começou em 2019, com a aquisição da GNB Vida. Em 2020 surge a marca GamaLife, inspirada nas descobertas do Vasco da Gama com o compromisso e ambição de inovação e crescimento.
Em 2021 a GamaLife finalizou processo de autonomização do Novo Banco, que consistiu numa separação operacional dos processos de IT. Este procedimento resultou na modernização de processos, na otimização de equipas e numa forte aposta em tecnologia e infraestruturas, preparando a GamaLife para um futuro de crescimento sustentável e eficiente. Apesar deste processo, ainda hoje, mantemos uma parceria com o novobanco na comercialização dos nossos produtos, que tem sido uma das fórmulas do nosso sucesso. Atualmente, esta colaboração estratégica continua a ser um pilar essencial para a GamaLife, garantindo a nossa oferta no mercado português, que se reflete com uma quota de mercado superior a 5% no ramo vida.
Adicionalmente, ainda em 2021, conseguimos alcançar resultados financeiros positivos, um marco significativo de consolidação financeira que tem se tem mantido ao longo de sete semestres consecutivos até ao dia de hoje. Aliado aos lucros, esteve sempre o reforço dos capitais de solvência, onde, a 30 de junho de 2024, o Rácio de Cobertura do Requisito de Capital de Solvência era de 254%.
Em 2022 demos o primeiro passo da nossa expansão internacional, através da abertura de uma sucursal em Itália, resultado da aquisição de uma unidade de negócio da Zurich. Esta decisão permitiu-nos diversificar a nossa base de clientes e explorar novos mercados, consolidando a GamaLife como uma marca internacional. A entrada no mercado italiano não só reforçou a nossa posição nacional, como também demonstrou a nossa capacidade de adaptação e execução em diferentes contextos geográficos e económicos.
Em 2023, iniciámos o projeto de digitalização, passando a ser feita a comunicação ao cliente via email, beneficiando o meio ambiente e a nossa relação com o cliente. A evolução digital está a transformar a maneira como os seguros são comercializados, permitindo uma resposta mais ágil e eficaz às necessidades dos clientes. Em 2023 mais de metade (58%) de todos os documentos enviados aos nossos clientes foram remetidos digitalmente, sendo que para este ano a previsão é de 77%, o que permitirá poupar aproximadamente 8 toneladas de papel.
A aposta no digital tem sido um sucesso e é, sem dúvida, uma estratégia fundamental para garantir a competitividade e a sustentabilidade do mundo, do sector e da GamaLife a longo prazo.
2024 trouxe novas conquistas, hoje temos uma equipa de mais de 100 colaboradores entre Portugal e Itália e atingimos mais de meio milhão de apólices ativas, um indicador claro de crescimento. Adicionalmente, em julho iniciámos a comercialização de novos produtos em Itália completamente através do canal digital, consolidando a nossa presença no mercado internacional ampliando as opções de soluções para os clientes.
Os primeiros cinco anos da GamaLife ficaram marcados por sucesso e crescimento, com a nossa visão estratégica clara e um compromisso com a inovação e a excelência, conseguimos superar desafios e aproveitar oportunidades. Acredito que estamos preparados para continuar a crescer e explorar novas perspetivas, assim como continuar a proporcionar soluções de valor para os nossos clientes no futuro.