[weglot_switcher]

Cinco dicas para criar uma startup de sucesso

Por muito que a sua ideia seja revolucionária, disruptiva, ou apenas um simples conceito para responder às necessidades de um grupo de potenciais clientes, há aspetos na organização de uma pequena empresa, as chamadas ‘Startup’, que deve dominar para ter sucesso. Eis cinco dicas do Economize.
26 Abril 2018, 11h00

  1. Desenvolver um plano de negócio eficaz

Antes de iniciar atividade, planifique e desenvolva estratégias de negócios que sirvam como base dos seus objetivos. Procure seguir os modelos empresariais do século XXI e saiba como transformar a sua ideia num protótipo

  1. Ter conhecimentos básicos de programação informática

Num mundo orientado pela tecnologia, dominar o saber nesta área é fundamental. A compreensão de duas linguagens web, como HTML ou CSS, é essencial para conseguir gerir, ou ter a noção de como se gere o site da sua Startup.

  1. Ter noções de contabilidade e adequadas à sua ideia

Se está no início da sua atividade e procura investidores dispostos a colocar dinheiro na sua ideia, só tem a ganhar se souber como funciona o mundo empresarial. Saber como se gere uma folha salarial, como funciona um departamento de vendas ou como se projectam resultados financeiros poderá ser uma softskill muito útil.

  1. Pensamento crítico

O sucesso de uma empresa está sempre dependente das escolhas que quem lidera toma. Tomar uma decisão que pode levar a empresa ao sucesso ou à bancarrota pode ser muito difícil. Procure aprender, ou ter uma noção, dos principais conceitos inerentes a um pensamento crítico para que possa determinar com a segurança possível a melhor decisão a cada obstáculo.

  1. Liderança e Gestão

Este pode ser a dica mais importante. Saber motivar e estimular pessoas a realizar um bom trabalho é o derradeiro desafio de um empresário na liderança de uma empresa. Hoje em dia é possível aprender conceitos de liderança e gestão para desenvolver e comunicar adequadamente com os funcionários de uma empresa. Quem sabe se não pode criar um novo estilo de liderança.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.