Quer ser mais produtivo no trabalho? Dámos-lhe umas dicas!

Quer dar um melhor rendimento ao seu trabalho e não sabe como? Descubra como melhorar o seu desempenho, sem ter de perder mais horas a trabalhar.

Deixe o seu dia planeado na noite anterior

Antes de ir dormir, tire algum tempo para pensar naquilo que tem (ou deseja) para fazer no dia seguinte. Faça uma lista para se certificar de que não se esquece de nenhum pormenor e coloque as tarefas por ordem de prioridade, de forma a conseguir dar resposta a tudo aquilo que se propõe. Coloque as tarefas mais difíceis no topo da lista, assim à medida que vai eliminando as mais desafiantes, ficará com uma agenda mais leve. 

Identifique as horas em que é mais produtivo

Todos temos um período do dia onde somos mais produtivos. Às vezes, basta uma hora para terminar um trabalho, outras surge um bloqueio mental de tal forma que a única coisa que consegue fazer é mandar emails (e a muito custo!)A chave está em identificar as horas do dia em que é mais produtivo. Tal como na natureza, tudo funciona por ciclos. No início do ciclo, o nível de energia e foco é mais elevado enquanto que, no final, é normal estar mais disperso e cansado. Tente perceber quais são as horas em que está mais enérgica e agende as tarefas mais complicadas para essa altura. No resto do dia, foque-se nas mais leves.

Estabeleça uma rotina

É mais fácil manter o foco no trabalho se tiver uma rotina diária. Dessa forma, vai evitar distrair-se com a televisão, redes sociais ou perder-se noutros pensamentos. Se tiver um horário flexível, procure criar hábitos e seguir horários para ser produtivo. Faça uma coisa de cada vez e não tente ser multi-tasking, pois o trabalho pode até ser feito mais rapidamente, mas pode mais facilmente enganar-se e confundir aquilo que está a fazer. Isto para não falar do tempo que vai perder para voltar a fazer tudo de novo. Procure também não adiar tarefas e evite distrações, como páginas de redes sociais, televisão, rádio, telefone ou conversas paralelas.

Descanse e medite

Não descuide os benefícios que uma boa noite de sono pode ter nos seus níveis de produtividade. Mas não são só a quantidade de horas que dorme, é importante ter em conta a qualidade do sono. Antes de dormir, tente relaxar e afaste-se da televisão, computadores, telemóvel ou outros dispositivos que possam roubar a sua atenção. Verá como dorme melhor. Outra atividade que o vai ajudar bastante é a meditação. Reserve trinta minutos do seu dia num lugar silencioso e com uma boa vista e reflita sobre o mundo e a forma como interage com ele. Meditar limpa a mente, acalma a ansiedade e ajuda-o a despertar para as suas prioridades. Vá tirando também férias regularmente. Vai ver como se vai concentrar melhor no trabalho.

Tenha atenção à alimentação

O corpo precisa de energia para render mais. Uma boa alimentação é fundamental para garantir que tem reservas energéticas suficientes para desempenhar o seu trabalho. As melhores escolhas são alimentos de fácil digestão, mas que libertem constantemente energia. Opte por comer bastante fruta, legumes, cereais integrais e alimentos ricos em ómega 3 (peixes, sobretudo salmão, e sementes, como a linhaça). Evite ingerir gorduras em excesso, açúcares e alimentos demasiado salgados. Em caso de dúvida, o equilíbrio é um bom critério a seguir.

Recomendadas

Cinco regras para manter a postura no trabalho (e não ficar marreca antes dos 30)

Trabalha ao computador e sofre de dores de costas? Não é o único!

Cinco aplicações que o querem ajudar a ser mais organizado

É desorganizado e precisa de um ‘push’ extra? Não se preocupe! Selecionámos as seis melhores aplicações para o ajudar a poupar ou para o relembrar daquelas tarefas super importantes que teima em esquecer-se.

Viaja muito em trabalho e odeia perder tempo? Esta (pode) ser a solução para si!

O seu trabalho obriga-o a percorrer muitos quilómetros e não sabe o que fazer quando está na estrada? Para otimizar a sua vida profissional, a Lexani Motocars criou um verdadeiro escritório sobre-rodas. Conhecida por transformar carros comuns em verdadeiras máquinas luxuosas, e depois de converter um Cadillac Escalade numa sala de cinema ambulante em 2015, […]
Comentários