Cinco regras para manter a postura no trabalho (e não ficar marreca antes dos 30)

Trabalha ao computador e sofre de dores de costas? Não é o único!

Se o seu trabalho exige que fique sentado durante longos períodos de tempo, sabe que a postura é uma das primeiras a sair afetada e a contribuir para vir a sofrer de dores de costas no futuro. A isto, soma-se o sedentarismo dos tempos atuais e a falta de tempo para compensar as horas ao computador com exercício físico.

De acordo com a Agência Europeia para a Segurança e Saúde no Trabalho, as lesões músculosesqueléticas, que afetam habitualmente a região dorso-lombar, a zona cervical, os ombros e os membros superiores, são uma das patologias mais comuns relacionadas com a postura no trabalho.

Para prevenir dores crónicas, sejam no pescoço ou nas costas, e tantos outros problemas de saúde associados ao trabalho de secretária, é importante praticar a sua postura no trabalho. Escolhemos cinco regras-chave, recomendadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS), para o ajudar a reduzir a dor e melhorar a sua saúde.

Pratique a Postura Neutra

Esforce-se para adotar uma postura neutra, ou seja uma postura completamente direita da cabeça aos pés. Esta é uma forma de não comprometer o alinhamento da coluna, que acontece, geralmente, com movimentos tão simples como o de se curvar perante o computador.

Este tipo de postura pode ser alcançada mesmo estando sentado. Por exemplo, se puxar os ombros para trás e mantiver as costas direitas contra a cadeira, mantendo os pés no chão e evitando cruzar as pernas ou os tornozelos. Pode também optar por colocar um apoio nas costas como, por exemplo, uma almofada.

Tome nota das zonas nas suas costas que mais lhe doem

Monitorize os sintomas contínuos como a rigidez, as dores nas costas, nos ombros e no pescoço. Faça anotações diárias ou regulares à medida que estes surgem. Se adotar esta estratégia, conseguirá implementar melhores hábitos na sua rotina e melhorar a postura.

Além disso, este método ajuda-o a controlar o progresso e o comportamento da própria dor. Por exemplo, caso o mau estar se agrave a partir de certa hora, considere mudar de horário (caso tenha essa possibilidade) de forma a evitar o agravamento da dor.

Faça pequenas pausas

A OMS garante que fazer intervalos regulares a cada 30 minutos reduz bastante os riscos para a saúde causados ​​pela postura sentada.

É importante reservar tempo para pausas programadas e realizar bons exercícios de postura ao longo do dia. Alongamentos são um bom ponto de partida. Considere também caminhadas rápidas ao ar livre ou até mesmo pelo escritório, de modo a ativar a circulação sanguínea.

Adapte o seu local de trabalho

Coloque os objetos e itens de maior uso ao alcance do braço, eleve o seu computador ao nível dos olhos, de forma a evitar a inclinação do pescoço, arranje espaço para esticar as pernas e substitua a sua cadeira por uma com as costas flexíveis para que se possa inclinar e descansar ocasionalmente.

 

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