A TreinAi, Watts Better, Vision Aid, Aqua Lab e Shop Wise foram as startups vencedoras da 9.ª edição do TecStorm, evento organizado pela Junitec – Júnior Empresa do Instituto Superior Técnico.
Este ano, a maior hackathon universitária do país distinguiu sete projetos e bateu recordes, com mais de 550 inscrições, 36 parceiros e 480 visitantes. Os participantes disputaram um prémio global de 12,5 mil euros.
Mafalda Costa, Gestora do Projeto da Junitec, diz que “os projetos apresentados superaram todas as expectativas, demonstrando como a inovação e o talento jovem podem gerar impacto real na sociedade”.
Desde a sua criação, em 2017, o TecStorm, evento que visa promover o empreendedorismo jovem, já levou a concurso mais de 700 participantes e distribuiu mais de 50 mil euros em prémios.
O TecSummit, que deu início ao programa de três dias, contou com a presença do Secretário de Estado da Modernização e da Digitalização, Alberto Rodrigues da Silva, que destacou a importância da inovação responsável, da reflexão crítica e da criatividade na construção de um futuro melhor.
Por outro lado, o vereador da Câmara Municipal de Lisboa, Diogo Moura, também presente nesta iniciativa, realçou que eventos como este impulsionam a inovação e aproximam a academia da indústria.
Na maratona tecnológica, mais de 130 estudantes universitários de todo o país estiveram reunidos no Técnico Innovation Center, em Lisboa, para desenvolver e finalizar 32 projetos tecnológicos, distribuídos pelas cinco categorias a concurso – conectividade, energia, mobilidade inclusiva, construção sustentável e saúde e bem-estar.
No encerramento do TecStorm 2025, a organização revelou os grandes vencedores desta edição, em conjunto com a Vodafone, a Galp, a Brisa, a Mext e a Sonae, main sponsors deste evento.
Na categoria Conectividade/Vodafone a TreinAI foi a vencedora, apresentando “uma plataforma de simulações OSCE com pacientes virtuais com IA avançada, capaz de interagir de forma natural, rápida e realista com estudantes de medicina.”
Na categoria Energia/Galp ganhou a WattsBetter, uma app criada com base na inteligência artificial e machine learning que “monitoriza em tempo real os preços da eletricidade e do gás”.
Na categoria mobilidade inclusiva/Brisa o projeto VisionAid destacou-se com o desenvolvimento de uns “óculos inteligentes com visão computacional que ajudam deficientes visuais a navegar, detetar objetos, ler textos e usar GPS”, com vista a aumentar a sua independência e mobilidade.
Por sua vez na categoria construção sustentável/Mext o prémio foi conquistado pelo AquaLab, que propôs um “drone aquático baseado num catamarã, cujo objetivo inclui a monitorização ambiental e a recolha de dados sobre a qualidade da água.”
Na categoria saúde e bem-estar/Sonae, destacou-se a ShopWise, uma app que permite criar um perfil personalizado com base no registo das restrições alimentares e na sua conformidade, que é verificada automaticamente quando um produto é adicionado. Os produtos passam por esta verificação através de sensores RFID e IA, que alertam o utilizador para eventuais incompatibilidades alimentares.
A ShopWise conquistou ainda o prémio de Melhor Pitch, atribuído pela Microsoft, enquanto a Mute Motion (uma solução que preserva os sinais de aviso essenciais no exterior da ambulância, sem aumentar a tensão indevida no interior da cabine) venceu Melhor Protótipo, distinção concedida pela Worten. Já a Solar Farm (que “combina sensores inteligentes, uma rede IoT para controlo centralizado e remoto, e algoritmos de IA para monitorização e diagnóstico preciso da saúde das plantas”) arrecadou o prémio de Mais Sustentável, atribuído pela Veolia.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com