[weglot_switcher]

Cisnes negros para 2025: Trump e o dólar, Nvidia a disparar ou a OPEP a tornar-se irrelevante

Trump e o dólar, a OPEP a ficar irrelevante, ou a Nvidia a dobrar o valor da Apple são algumas das previsões ultrajantes para 2025 do banco Saxo.
Trump
3 Dezembro 2024, 13h22

As previsões mais ultrajantes para 2025 do banco Saxo estão de volta. Também conhecidas por ‘cisnes negros’ por serem eventos extremamente raros e imprevisíveis, tal como um cisne negro, podem causar sérios danos às economias, mercados e investimentos

O primeiro evento improvável é Donald Trump “explodir” o dólar americano. Em 2025, a nova administração Trump “vai revolucionar toda a natureza da relação dos EUA com o mundo, impondo tarifas massivas em todas as importações, cortando défices com a ajuda do Departamento para a Eficiência Governamental (DOGE) liderado por Elon Musk”.

As implicações para o dólar serão negativas, com o mundo a reduzir a necessidade de dólares, os atores financeiros globais procuram alternativas, com a China e os BRICS+ a transacionarem com dinheiro digital apoiado em reservas de ouro, incluindo um novo yuan.

O mercado das criptomoedas quadruplica para mais de 10 biliões de dólares, com o dólar a cair 20% contra as maiores moedas e 30% contra o ouro.

O segundo evento improvável é a Nvidia dobrar o seu valor para o dobro do da Apple, com o sucesso do chip Blackwell, que aumenta 25 vezes os cálculos de IA por unidade de energia consumida face à geração anterior.

Com a corrida à IA, o valor dos chips Blackwell dispara com a Nvidia a ultrapassar os 105 mil milhões de lucros de recorde da Apple, para se tornar na companhia mais rentável de sempre.

A Nvidia dispara o seu valor para 7 biliões de euros, passando a valer 10% do mercado global de ações e as ações valorizam para mais de 250 dólares.

O terceiro evento é a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) que pode tornar-se irrelevante em 2025, com o crescimento do carro elétrico.

“A OPEP vê a sua relevância a diminuir e a sua produção diária de milhões de barris torna-se irrelevante”, prevê o Saxo.

Outros eventos previstos pelo Saxo incluem a libra regressar a níveis face ao euro pré-Brexit, um estímulo milionário à economia chinesa por Pequim, ou um mega-desastre natural a levar à bancarrota uma seguradora pela primeira vez.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.