[weglot_switcher]

Citi, KPMG, Linklaters, Santander, Société Générale e Uría assessoram negócio de renováveis

A Masdar, de Abu Dhabi chegou a acordo com o fundo canadiano Brookfield Asset Management para comprar a Saeta, ligada às energias verdes, por cerca de 1,4 mil milhões de dólares.
21 Outubro 2024, 17h52

As sociedades de advogados Linklaters e Uría Menéndez, através de equipas dos escritórios de Lisboa e de Madrid, assessoram juridicamente o negócio de energias renováveis entre a emiradense Masdar e a espanhola Saeta, que pertencia à Brookfield. A assessoria financeira e fiscal esteve a cargo dos bancos Citigroup, Santander e Société Générale, bem como da consultora KPMG.

A Linklaters esteve ao lado da Masdar, também conhecida como Abu Dhabi Future Energy, através de um grupo de profissionais composto pela managing associate Maria de Athayde Tavares (Direito Público e Regulação), as associadas Beatriz Morais (Corporate/M&A), Isabela Moraes Sarmento (Direito Público e Regulação), a consultora jurídica Mariana Queiroz e Melo (Financeiro, Energia e Infraestruturas) e a associada júnior Francisca Antunes.

Do lado do vendedor, a operação contou com o apoio jurídico de uma equipa de M&A da Uría Menéndez onde estiveram Manuel Echenique, Alex Bircham, Miguel Stokes, Eduardo Bayona, Gonçalo Andrade, Casilda Campuzano e Paula Lissorgues. “Tomás Arranz e David López Velázquez ofereceram suporte na área de direito da concorrência e controle de investimentos estrangeiros. Ignacio Álvarez Couso, Ignacio Zapata e Ana Vargas assessoraram no refinanciamento do portefólio eólico espanhol”, detalhou a Uría ao JE.

Na fase de due diligence, devido às características e à dimensão do negócio, houve outros advogados dessa firma a trabalhar no processo: Bruno Silva, Carlos Verdera, Inês Moreira, João Pacheco, Irene Laso e Juan Delgado (Corporate M&A), Daniel Segovia (contratos de financiamento). Manuel Vélez, Gonçalo Andrade, Marina Baena, Iñigo Ormaeche, Laura Martín, Patricia Pareja, Francisco Fráguas, Javier Verdera e Vera Galhardo (Direito Público), Daniel Cerrutti e Belén Velasco (Laboral) e Ricardo Ruiz (Contencioso).

Em causa está o facto de a empresa pública Masdar ter chegado a acordo para comprar a Saeta, ligada às energias verdes, ao fundo do Canadá Brookfield Asset Management, por cerca de 1,4 mil milhões de dólares (cerca de 1,3 mil milhões de euros). A carteira envolve ativos em Portugal. A transação foi anunciada há cerca de um mês e que deverá estar concluída até ao fim de 2024.

Masdar compra empresa de renováveis Saeta Yield por 1,2 mil milhões

RELACIONADO
Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.