A Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) passou a integrar a Rede Nacional CSIRT (RNCSIRT), juntando-se a mais de 60 entidades que partilham a missão de detetar e responder a ciberameaças, bem como de as evitar e mitigar.
O CSIRT-CMVM é o Centro de Resposta a Incidentes de Segurança da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários e é um espaço de troca de informações sobre ameaças e incidentes de segurança entre equipas especializadas, de gestão e mitigação de incidentes de segurança informática.
A RNCSIRT é responsável pela gestão do processo de resposta a incidentes de cibersegurança que envolvam a sua área de responsabilidade e coordenação com entidades terceiras.
“A integração da CMVM nesta rede resulta de um trabalho estruturado e alinhado com as melhores práticas do setor e permite uma colaboração mais estreita com equipas especializadas de outras entidades, contribuindo para um ambiente digital mais resiliente e seguro”, revela a instituição liderada por Luís Laginha de Sousa.
“Integrar a RNCSIRT enquadra-se no compromisso contínuo da CMVM com o reforço das infraestruturas tecnológicas e processos internos associados com o objetivo de garantir a segurança da informação”, acrescenta.
A missão do CSIRT-CMVM é proteger a Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) contra todos os tipos de ameaças digitais, ciberataques e incidentes de segurança da informação que possam afetar as suas operações, interesses, privacidade e reputação, nomeadamente através da coordenação das tarefas de deteção, contenção, resposta e recuperação de incidentes, com vista à minimização do impacto dos mesmos.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com