A pandemia de Covid-19 obrigou muitas empresas a optar pelo trabalho remoto, fazendo com que a eventual integração de novos colaboradores se transformasse num novo desafio. Com base nesta temática, a consultora Robert Walters elaborou um conjunto de recomendações para que quem chega se sinta à vontade e integrado num ambiente de trabalho virtual.
Criar um kit de boas vindas
Prepare um pack de boas-vindas onde o novo membro possa encontrar tudo o que precisa para trabalhar e solucionar todas as dúvidas desde o início. Informações sobre a empresa, processos de trabalho, sessões de formação, etc. Tente fazê-lo o mais dinâmico possível para que seja útil e de fácil memorização.
Transmitir tranquilidade e confiança
Na situação atual, a segurança e o suporte são essenciais para aliviar a ansiedade ou incerteza que os novos colaboradores possam sentir ao iniciar uma nova função remotamente. É fundamental comunicar regularmente com eles e responder a quaisquer perguntas que tenham sobre o funcionamento do processo de integração e da empresa em geral. Aposte em videochamadas individuais e de grupo, ou experimente implementar newsletters e comunicados internos para manter o novo membro e o resto das pessoas informadas sobre as últimas notícias da organização.
Facilitar a integração na “comunidade”
Crie uma sensação de comunidade com o seu novo colaborador desde o início ao envolvê-lo com a equipa e incluindo-o em grupos de comunicação em que são geradas oportunidades para partilhar experiências e interesses além do trabalho (por exemplo grupos de WhatsApp).
Ser paciente
É normal experimentar falhas e erros de comunicação durante o processo de integração. Assim, tenha empatia e paciência ao apoiar o novo membro da equipa, ajudando-o a aprender novas ideias e transformando os erros em oportunidades no futuro.
Feedback mútuo
O processo de onboarding remoto deve envolver uma curva de aprendizagem ascendente para ambas as partes, novo colaborador e empresa empregadora. Certifique-se de perguntar-lhe como se sente regularmente e se há algo que possa ser melhorado pela organização.
Assegurar as ferramentas tecnológicas adequadas
Evite que o profissional se sinta frustrado por não possuir os dispositivos, mobília e programas necessários para trabalhar. Teste se tudo se encontra disponível e funciona corretamente antes da data de início do novo colaborador.
Dar prioridade ao bem estar
O novo colaborador vai querer impressionar e trabalhar mais para mostrar à empresa que é responsável e de confiança, o que pode resultar em trabalho fora de horas e risco de burn-out. Sublinhe a importância de desconectar ao final do dia e manter um bom work-life balance desde o início.
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