O Museu Tesouro Real e a Leitão & Irmão estabeleceram uma parceria que permite juntar a arte de mestres joalheiros com as obras criadas para a monarquia, através da The Royal Colection. Desde quinta-feira, aquele museu tem ainda em exposição, na coleção permanente, uma réplica do Título de Joalheiros da Coroa Portuguesa.
Em comunicado, as duas entidades fazem saber que a coleção é inspirada em algumas peças emblemáticas presentes no museu, em Lisboa. É o caso do cofre da cidadania, a Coroa Real Portuguesa e o grande Diamante em bruto de 35,80 ct.
Os responsáveis optaram por recuperar os moldes originais do cofre da cidadania, 117 anos depois, assim como fabricar peças que podem ser usadas no dia a dia, como é o caso de anel, brincos, colar, pulseira e botões de punho.
Em declarações citadas no comunicado, o diretor executivo do Museu Tesouro Real, Nuno Vale, salienta que a exposição da réplica do Título de Joalheiros da Coroa Portuguesa “sublinha a importância do legado joalheiro português e permite-nos celebrar a excelência e tradição da ourivesaria nacional, projetando-a para o futuro”.
Jorge Leitão, da Leitão & Irmão, diz que “um país que preserva a sua memória, nomeadamente através da expressão artística, projeta o seu futuro.”
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com