Com mercado livreiro saturado, títulos com palavrões ajudam a vender

Especialista diz que o mercado português é muito competitivo onde existem “muitos livros para poucos leitores”.

Com o mercado livreiro em queda – regrediu 21,5% nos últimos dez anos -, o uso de palavrões nos títulos de romances, manuais de autoajuda, livros de dieta ou até manuais de gestão não só são uma nova tendência, como ajudam a vender, de acordo com o “Jornal de Notícias” desta terça-feira, 13 de agosto.

Citado pelo jornal da Global Media, o consultor editorial sénior da “Booktailors”, Tito Couto, aponta que é o facto de o mercado livreiro estar saturado a possível razão do porquê de títulos obscenos terem tanto sucesso.

Tito Couto afirma que o mercado português é muito competitivo onde existem “muitos livros para poucos leitores”.

Portugal não é estranho a este tipo de títulos. Livros de sucesso como o “discurso sobre o filho da puta” (1977) de Alberto Pimenta, e “o amor é fodido” (1994) de Miguel Esteves Cardoso, indicam que o público português tem “apetite” por títulos mais obscenos e, naturalmente, estes acabam por ter um maior destaque.

 

Recomendadas

“Ainda há preconceito contra as mulheres que lideram empresas”

Na atividade profissional de ‘coaching’, Mafalda Almeida promove sobretudo a autoconfiança e a autoestima das mulheres. Mas, para além das barreiras psicológicas, acrescem vários obstáculos externos como o preconceito e a desigualdade salarial.

Quercus diz que Portugal não consegue cumprir neutralidade carbónica com exploração de lítio

Relatório sobre o impacte de emissões de CO2 da mineração de lítio em Portugal, que será apresentado na segunda-feira, aponta que, se o Governo avançar com a campanha de exploração de lítio, “Portugal não vai conseguir cumprir a neutralidade carbónica”, revela responsável da Quercus.

Mais de 60 concelhos de 11 distritos em risco máximo de incêndio

Bragança, Faro e Guarda são os distritos mais problemáticos, pois têm praticamente todo o território em risco máximo de incêndio.
Comentários