A travessia do deserto foi longa e, em muitos casos, dolorosa. Depois de um Natal de 2020 regado a ausências e cancelamentos, a época natalícia deste ano, graças à vacinação maciça dos portugueses contra a Covid-19 e consequente controlo da pandemia, terá um sabor diferente, o sabor da presença física e do regresso dos eventos, festivais e festas tradicionais.
Além de serem um símbolo de atenção e reconhecimento, os brindes personalizados são, igualmente, uma estratégia de marketing extremamente eficiente para manter a sua marca em contato com os seus clientes, parceiros estratégicos e colaboradores no dia-a-dia e ajudar a aumentar o seu brand awareness.
Mercado publicitário português aposta cada vez mais no Digital
Dissertar sobre estratégias de marketing e não falarmos na importância crescente do e-commerce seria um erro.
De acordo com os dados apresentados de um estudo, elaborado pela MultiDados em parceria com a Guess What, 47,2% de todo o tecido empresarial luso já reserva uma parte importante do seu orçamento para o Marketing Digital.
Entre as ferramentas e plataformas mais utilizadas pelas empresas para concretizarem este investimento, contam-se o Email marketing (57,8%), social media ads (52,8%), redes sociais (38%), online ads (29,4%) e eventos (28,2%).
Todas elas, com exceção dos “eventos”, acabaram por registar um aumento entre 2020 e 2021.
Estes números acabam por ser confirmados por um outro estudo, desta feita da IPG Mediabrands. O crescimento do digital na alocação de meios publicitários deve acelerar entre 12 e 15% impulsionado pelo aumento da publicidade nas redes sociais, vídeo e ‘search’, passando a representar, no total, cerca de 30% do mercado publicitário português.
Apesar dos brindes publicitários serem algo físico e termos vindo a falar sobre Marketing Digital, a verdade é que o novo paradigma de consumo saído da pandemia acaba por ser a síntese perfeita entre estes dois mundos.
Que o diga a Gift Campaign, empresa de origem catalã 100% digital especialista em brindes publicitários que se estabeleceu em Portugal nos estádios iniciais da pandemia.
Segundo Diederick de Koning, CEO da companhia, os brindes publicitários desempenham um papel fundamental no processo de recuperação, retenção e atração de clientes nesta fase em que se vê, finalmente, uma luz ao fundo do túnel.
“Tem que existir um grande investimento em marketing e publicidade por parte das empresas para conseguirem recuperar a sua posição no mercado e nós (Gift Campaign) estaremos preparados para os ajudar nesse processo”, sublinha o responsável.
Por ser uma loja 100% online, acaba por fazer a ponte entre o e-commerce que entrou de rompante no quotidiano dos consumidores portugueses e o regresso a uma certa normalidade, com a realização de eventos e festas abertos ao público.
Se por um lado oferece aos clientes a possibilidade de obterem um orçamento diretamente online e de forma imediata, sem qualquer intervenção humana, por outro, o atendimento personalizado do cliente, o acompanhamento e a sua entrega do pedido no destino final merecem desta empresa uma atenção especial, como refere Diederick de Koening:
“O nosso modelo híbrido de venda intuitiva online combinada com um tratamento personalizado ao cliente continuará em vigor, pois consideramos que é uma parte fundamental na hora de conseguir o melhor resultado possível. É importante saber ouvir a cada utilizador, entender o que este procura e poder aconselhá-lo para que identifique a melhor alternativa. Claro, sem abrir mão de uma plataforma web rápida, simples e funcional”.
Este trabalho de confiança e segurança junto dos consumidores, importantíssima no processo de recuperação económica pós-pandémica, é ainda visível no processo de venda da companhia.
Ao trabalharem com diferentes fornecedores de vários países (incluindo Portugal), que ajudam a companhia a eliminar várias etapas intermédias, o processo de venda é otimizado respeitando, deste modo, os prazos indicados ao cliente e, inclusive, reduzindo-os.
Os prazos de entrega variam dependendo do produto, mas a média está entre os 7 e 12 dias úteis.
Se, durante as fases mais complexas da pandemia, a Gift Campaign reconfigurou o seu portefólio de brindes publicitários apostando, então, numa coleção de produtos de Saúde e Proteção, como máscaras faciais personalizadas, frascos de álcool gel personalizáveis ou esferográficas antibacterianas, o catalogo da companhia em plena “época de libertação” dá não só visibilidade aos mais tradicionais sacos, mochilas, canecas, garrafas, cadernos, t-shirts, pen drives ou guarda-chuvas personalizados, como traz consigo uma forte aposta em merchandising ecológico.
Brindes publicitários ecológicos: the next big thing
Se as compras online são, por ventura, a face mais evidente da mudança nos hábitos de consumo dos portugueses ao longo da pandemia, a cada vez maior consciencialização do grande público para as questões ambientais está a produzir alterações de grande escala na forma como as pessoas se relacionam com as marcas fazendo com que estas últimas apostem em merchandising ecológico.
Os chamados “brindes publicitários ecológicos” mantêm todas as vantagens dos brindes publicitários convencionais: criam um sentimento de gratidão, dão visibilidade à marca e contribuem para melhorar a imagem corporativa.
Contudo, estes brindes de empresa ecológicos vão muito além disso, já que transmitem uma mensagem corporativa de firme intenção de cuidar melhor do planeta, dando preferência a processos e recursos com menor impacto ambiental.
Percebendo a importância da mensagem ecológica na paisagem corporativa contemporânea, a Gift Campaign foi ao encontro dos muitos negócios que optam por oferecer brindes sustentáveis personalizados aos seus clientes, com um catálogo onde pontua uma merch concebida a partir de materiais reciclados ou biodegradáveis, tais como a fibra de bambu, cascas de café, RPET (plástico reciclado), cortiça ou outros.
Exemplo deste compromisso são as memórias USB em forma de rolha de cortiça (muito utilizadas nos setores do Vinho e da Hotelaria), das canetas em bambu ou dos cadernos EcoColors feitos com papel reciclado com pormenores de cor.
Este conteúdo patrocinado foi produzido em colaboração com a Gift Campaign.
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