[weglot_switcher]

Comboios atraíram mais 2,5 milhões de passageiros até fevereiro

Até fevereiro o número de passageiros cresceu de 29,5 milhões para 32 milhões. As receitas da CP registaram também uma subida de 3,9%, passando de 33,9 milhões de euros para 35,2 milhões de euros, salientou o Ministério das Infraestruturas e Habitação.
1 Abril 2025, 09h40

Os comboios têm atraído mais passageiros. O Ministério das Infraestruturas e Habitação salienta que em janeiro e fevereiro verificou-se uma subida de 121,4% e de 54,3% na procura por este meio de transporte, face ao ano anterior.

“Globalmente, a CP – Comboios de Portugal registou um aumento de 8,5% do número de passageiros, face ao período homólogo de 2024. O número de passageiros cresceu de 29,5 milhões para 32 milhões, ou seja, mais 2,5 milhões de passageiros. No mesmo período, as receitas da CP registaram também uma subida de 3,9%, passando de 33,9 milhões de euros para 35,2 milhões de euros”, salienta o Ministério.

No segmento regional a procura subiu 121%, até fevereiro, face ao período homólogo, levando a que o número de passageiros passa-se de dois milhões para 4,6 milhões.

No intercidades a subida foi de 54,3%, até fevereiro, levando a que o número de passageiros passa-se de 466 mil para 718 mil, com 323 mil reservas a serem “induzidas pelo Passe Ferroviário Verde”, salienta o Ministério das Infraestruturas e Habitação.

O Alfa Pendular teve um crescimento de 2,4% no número de passageiros, ao passar de 273 mil para os 280 mil.

“Os números deste ano verificam-se já em pleno funcionamento do Passe Ferroviário Verde (PFV), que entrou em vigor a 21 de outubro de 2024. Já foram vendidos mais de 220 mil passes que permitem viajar em todos os comboios do País por 20 euros mensais, exceto nos Alfa Pendular e nas zonas abrangidas pelos passes intermodais. Mais: 40% dos PFV vendidos representam novos clientes”, diz o Ministério.

“O Passe Ferroviário Verde, pode concluir-se, tem tido um forte impacto na procura dos comboios Regionais e Intercidades, não afetando o aumento da procura dos Alfa Pendular nem o crescimento das receitas da CP. Contudo, a CP continua a monitorizar a procura do segmento Alfa, por forma a implementar medidas que potenciem essa mesma procura”, acrescentou o Ministério.

O Ministro das Infraestruturas e Habitação, Miguel Pinto Luz, referiu que o executivo está “a alcançar com sucesso o objetivo de trazer mais pessoas para os transportes públicos, nomeadamente para os comboios, no desígnio de assim também atingirmos as metas da descarbonização”.

O governante considerou, referindo-se aos resultados obtidos até fevereiro, que é “indissociável a entrada em vigor do Passe Ferroviário Verde e o seu preço tão atrativo”, acrescentando que “estes números tão positivos ao nível de passageiros e de receitas só são possíveis graças ao empenho dos trabalhadores da CP -Comboios de Portugal, a quem deixo um agradecimento pelo profissionalismo demonstrado”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.