[weglot_switcher]

Comediante Trevor Noah usa lei laboral em Portugal para criticar Amazon

“Muitos repararam, durante a pandemia, que quando não se sai do escritório ao fim do dia, o dia de trabalho nunca acaba”, disse o comediante do programa “Daily Show”.
15 Novembro 2021, 16h28

O comediante Trevor Noah elogiou a legislação portuguesa numa sátira do seu programa “The Daily Show”. Abordando a lei que proíbe os empregadores de contactarem os trabalhadores fora das horas de trabalho, o sucessor de Jon Stewart no programa do canal “Comedy Central” começou por abordar as novas regras.

“Significa que, se o vosso chefe vos telefonar ao jantar podem simplesmente atender e dizer ‘Espere um bocado, por favor. Dê-me só um segundo para colocar a chamada em alta voz….com a polícia”, disse o comediante no seu habitual monólogo.

Para Trevor Noah, Portugal foi um “país que disse chega” à falta de divisão entre vida profissional e vida pessoal criada durante o teletrabalho. “Muitos repararam, durante a pandemia, que quando não se sai do escritório ao fim do dia, o dia de trabalho nunca acaba”.


Noah faz mesmo uma ponte entre as diferenças laborais dos Estados Unidos e de Portugal, nomeadamente no que diz respeito aos direitos dos trabalhadores.

“Uma vitória dos trabalhadores em Portugal e na maioria da Europa é ilegalizar que o chefe nos contacte a partir das cinco da tarde. Entretanto, na América, uma grande vitória laboral é que agora os trabalhadores da Amazon podem escolher em que garrafas, de vidro ou plástico, querem urinar”, afirmou.

Devido à aprovação da legislação na Assembleia da República, o Código de Trabalho vai passar a prever que os empregadores se devem abster de contactar o trabalhar após o horário de trabalho, no período de descanso, salvo em algumas situações necessárias.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.