Bruxelas decide esta semana sobre ajuda à TAP. Governo tem 1.200 milhões para a companhia

O Governo já colocou de parte um valor máximo de 1.200 milhões de euros para ajudar a companhia aérea. Comissão Europeia responde esta semana a Lisboa sobre auxílio estatal.

A Comissão Europeia vai decidir sobre a ajuda do Estado português à TAP esta semana, disse hoje o Governo.

“O processo de ajuda à TAP ainda não está concluído. Já fizemos o pedido de auxilo de Estado à Comissao Europeia. Aguardamos por uma decisão ainda esta semana”, afirmou Álvaro Novo, secretário de Estado do Tesouro

Segundo explicou, o Governo já colocou um montante máximo de 1.200 milhões de euros de parte no Orçamento de Estado suplementar.

O valor de ajuda à TAP tem “duas componentes”, de acordo com o governante. “Uma que corresponde ao cenário base sobre o que irá acontecer ao longo dos próximos meses”, e uma “percentagem adicional que possa fazer face à incerteza da situação do setor da aviação”.

 

Recomendadas

TAP propõe acordo com tripulantes para vigorar até final de 2024

O acordo, segundo o qual “as medidas acordadas referentes a retribuições e outras prestações pecuniárias, retributivas ou não, produzem efeitos a 1 de janeiro de 2021”, estabelece a suspensão “das tabelas salariais e remuneratórias em vigor à data da entrada em vigor deste acordo, incluindo as constantes de normativo específico de cada função e/ou de acordos individuais”.

Turismo do Centro apresenta novas iniciativas para as Rotas das Invasões Francesas

O destaque vai para a apresentação das rotas turísticas relativas à Terceira Invasão Francesa, que teve início em julho de 1810 e terminou em abril de 1811. No território nacional, a invasão iniciou-se em Almeida e continuou para o Bussaco, onde teve lugar uma importante batalha, tendo terminado nas Linhas de Torres Vedras, de onde os franceses retiraram em perda.

Pilotos do porto de Aveiro resgatam navio da ETE

Depois de ativados os procedimentos de segurança, os serviços técnicos de pilotagem do porto de Aveiro em colaboração com os rebocadores e em articulação com a Capitania, “a operação do salvamento do navio e tripulação foi realizada com sucesso, encontrando-se o navio atracado em segurança”.
Comentários