[weglot_switcher]

Comissão Europeia: “Delatores devem ter melhor proteção na Europa”

Dando os exemplos do Cambridge Analytica, escândalos bancários ou os Panama Papers, a comissária europeia para a Justiça defende que os delatores devem ser melhor protegidos pelas autoridades.
7 Novembro 2019, 12h53

Os delatores devem ter melhor proteção na União Europeia, defendeu esta quinta-feira a comissária europeia para a Justiça e os Consumidores.

“Os delatores são um fascinante grupo de pessoas, incluindo Snowden. As pessoas corajosas não tem proteção suficiente na UE”, disse Vera Jourova em conferência de imprensa na Web Summit.

“Não foi só o Cambridge Analytica, mas também escândalos bancários ou os Panama Papers. Os delatores devem ter melhor proteção”, defendeu.

Vera Jourova referiu que uma diretiva criada por si para proteger delatores vai entrar em vigor daqui a dois anos.

“Os delatores devem ter melhor proteção. Pessoas que descobrem condutas erradas no seu local de trabalho; devem existir regras que permitem denunciar estas condutas de forma protegida. Devem usar um canal criado pelo Estado, sem o medo de ser perseguido”, destacou a comissária.

“Este é um passo importante – quero que esta medida tenha um aumento de proteção para lutar contra o grande crime na União Europeia”, afirmou Vera Jourova no evento tecnológico a decorrer em Lisboa.

As declarações de Vera Jourova têm lugar um dia depois do advogado do Wikileaks ter criticado as autoridades portuguesas pelo tratamento dado ao alegado hacker Rui Pinto. “É escandaloso Rui Pinto estar preso”, afirmou o advogado de Julian Assange.

Juan Branco considera que o trabalho de Rui Pinto foi importante para expor casos de corrupção no mundo do futebol e que a informação alegadamente obtida por si deveria ser usada pelas autoridades para travar ilegalidades.

Advogado do Wikileaks ao JE: “É escandaloso Rui Pinto estar preso”

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.