Comité Central do PCP reúne-se no domingo para analisar situação político-social

O Comité Central do PCP vai reunir-se no domingo para fazer uma análise da situação político-social nacional e as principais conclusões desta reunião serão apresentadas na segunda-feira pelo secretário-geral do partido, Jerónimo de Sousa.

De acordo com a informação divulgada aos órgãos de comunicação social, vai realizar-se no domingo “uma reunião do Comité Central para analisar a situação política e social” do país.

No dia seguinte, pelas 12:00, o secretário-geral comunista vai apresentar as conclusões desta reunião na sede do partido, na Rua Soeiro Pereira Gomes, em Lisboa.

A reunião vai ocorrer no início da semana em que é votada a proposta de Orçamento do Estado para 2022 (OE2022).

As negociações entre o Governo e os parceiros de esquerda e PAN com vista à viabilização do documento estão a decorrer desde julho.

O PCP anunciou pela primeira vez desde o entendimento feito há seis anos o voto contra na generalidade durante a apreciação da proposta apresentada pelo executivo socialista.

Contudo, o partido tem dito ao longo das últimas semanas que ainda há possibilidade de alterar o sentido de voto, mediante cedências que respondam aos problemas do país na ótica dos comunistas, e referindo-se a “resistência” do Governo no acolhimento dessas propostas.

À Lusa o líder parlamentar, João Oliveira, explicou que a posição do PCP este ano foi condizente com a atitude do Governo nos momentos negociais, considerando que o executivo não demonstrou a disponibilidade de anos anteriores.

O alargamento da gratuitidade das creches, o aumento de salários e pensões e a revogação da caducidade da contratação coletiva estão entre as principais respostas que os comunistas reivindicam, alertando sempre que as soluções não se prendem apenas com o Orçamento do Estado.

Recomendadas

UE anuncia apoio de 3,4 mil milhões de euros à América Latina para recuperação pós-covid-19

O anúncio foi feito durante uma reunião virtual presidida por Charles Michel, presidente do Conselho Europeu, em representação da União Europeia (UE), juntamente com a presidente da Comissão Europeia e o Alto Representante da UE para a Política Externa e com a participação de sete chefes de Estado e de Governo da região da América Latina e Caraíbas.

Biden e Putin vão conversar para acalmar tensão nas fronteiras ucranianas

Na manhã desta quinta-feira, em Estocolmo, à margem de uma reunião ministerial da OSCE, o chefe da diplomacia norte-americana informou que tinha tido um encontro “sério e produtivo” com o seu homólogo russo, a quem transmitiu o conselho de a Rússia retirar as suas tropas da fronteira com a Ucrânia.

Alemanha em mudança com foco no novo ministro das Finanças. Ouça o podcast “A Arte da Guerra” com Francisco Seixas da Costa

Do novo Governo da Alemanha ao divórcio entre eleitores e poder político na Argélia passando pelos conflitos entre Reino Unido e França com o Brexit pelo meio. Tensão é a palavra que marca esta edição do podcast do JE, que conta com a análise do embaixador Francisco Seixas da Costa.
Comentários