[weglot_switcher]

Como aceder a uma página ou site que já não está online?

Quer aceder a um site, mas já não está online? Felizmente existem algumas ferramentas que o podem ajudar. Vejamos como as usar.
22 Agosto 2019, 19h30

Dizem que o que cai na Internet fica lá para sempre. Infelizmente isto não é bem assim, há páginas que são editadas e sites completos que desaparecem de um dia para o outro.

As razões para que isto aconteça são muitas e variadas. As mais comuns são servidores que deixam de funcionam e os donos dos sites que apagam ou editam páginas que têm o conteúdo que quer encontrar.

O Google está sempre a passar a web a pente fino para indexar as novas páginas que vão aparecendo e ao mesmo tempo guarda cópias de tudo o que encontra. Os browsers web também guardam os componentes dos sites que visita, não para efeitos de arquivo, mas com o intuito de tornar o carregamento das páginas mais rápido quando quiser voltar a elas. Estas páginas ficam no sistema de armazenamento do seu computador até que apague o conteúdo da cache.

Usar a cache do Google
A visualização de uma página web que esteja na cache do Google começa da mesma forma que qualquer outra busca. Depois de inserir o que quiser no campo de busca do serviço e encontrar o que procura, clique na seta verde que está junto ao URL do site e escolha a opção ‘Em cache’ para ver a versão mais recente da página que esteja contida na cache do Google. Depois da página carregar, o Google vai informá-lo que se trata de uma versão mais antiga e indicar quando foi criada. Existe também a hipótese de ver uma versão apenas de texto dessa página e também o seu código fonte.

Usar o Chrome
Se usar o browser Chrome pode ver o que está em cache escrevendo ‘cache:endereço_do_site’. Assim que premir a tecla enter, o browser vai mostrar a versão guardada desse site. Isto só funciona se já tiver visitado esse site.

Usar a Wayback Machine
Existem várias organizações que se dedicam a preservar a história da Internet, a mais conhecida é o Internet Archive. Em Portugal existe o serviço Arquivo.pt, que tem o mesmo objectivo, e funciona de forma similar ao Internet Archive, mas apenas guarda sites nacionais.

Para usar um destes serviços basta inserir o URL do site que quiser ver. Assim que o fizer é-lhe mostrado um calendário que mostra os anos, meses e dias em que esse site foi guardado. Para ver uma determinada versão desse site, basta clicar num dos dias.

Usar extensões do Chrome
Estão também disponíveis algumas extensões para browsers que servem para facilitar o acesso a versões antigas de sites. Uma delas chama-se ‘Web Cache Viewer‘ que permite ver uma versão anterior de qualquer site que esteja na Wayback Machine ou na cache do Google, com um único clique do botão direito do rato cima da página. Outra chama-se ‘Viewer Page Archive & Cache’, que está disponível para Firefox e Chromeque expande muito a quantidade de sites de indexação suportados com a inclusão, por exemplo, do Bing, Baidu e Yandex.

Ferramentas web
Para além de todas estas opções existem várias opções online para procurar conteúdos arquivados. O serviço ‘Cached Page‘ procura se um URL específico esta guardado na cache do Google, Internet Archive e no site de arquivo WebCite. Outro destes serviços é o ‘Google Cache Checker‘ que verifica se um determinado site está a ser indexado pela Google e mostra quaisquer páginas que encontre na cache.

PCGuia

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.