A Associação Nacional das Farmácias (ANF) e a Associação Portuguesa da Indústria Farmacêutica (Apifarma) solicitaram às consultoras hmR Portugal e IQVIA Portugal comprometeram-se em unir esforços para identificar causas e propor soluções para a escassez de medicamentos nas farmácias nacionais, pedindo um “estudo profundo”.
Em comunicado, ambas as associações comprometem-se em querer disponibilizar medicamentos “seguros e em tempo útil aos cidadãos”. Por isso, de forma a melhorar o acesso dos consumidores a medicamentos, ANF e Apifarma vão disponibilizar os resultados do estudo ao Ministério da Saúde.
O presidente da ANF, Paulo Duarte, citado no documento, considera que é urgente “pôr fim à generalizada escassez de medicamentos que se observa nas farmácias”. Já o presidente da Apifarma, João Almeida Lopes, diz que o seu organismo está empenhado “em encontrar justificação e soluções para a falta de medicamentos em Portugal”.
Não obstante o “contributo” do Infarmed, ANF e Apifarma “apoiam todas as medidas que permitam uma melhoria do acesso dos doentes aos fármacos”.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com