Cinco ideias simples e eficazes

Enquanto a maioria das empresas transitava para novas formas de trabalhar à distância, como um benefício flexível que permitia um maior “worklife balance” às equipas, subitamente, trabalhar remotamente tornou-se numa obrigatoriedade e, como se não bastasse, implementada da noite para o dia, literalmente.

“Afinal, de que serve um Programa de Change Management quando um Plano de Emergência Nacional faz a mudança acontecer?”, perguntam.

Simplesmente, porque ninguém muda por decreto de lei e porque o que estamos a viver não é trabalho remoto. É algo caótico, onde cada um de nós tenta encontrar estrutura e ordem na maior partida que o VUCAH world alguma vez nos pregou.

E é no meio da maior experiência imersiva que alguma vez vivemos, que testamos os limites da resiliência, otimismo, criatividade e capacidade de motivar e colaborar. A boa notícia é que à medida que testamos possíveis abordagens, desenvolvemos o mindset necessário para o trabalho remoto e esse será já um investimento para o futuro. Estamos no bom caminho!

Mas, como garantimos que apoiamos as nossas pessoas, e como mantemos o nível de motivação e alinhamento, quando nos encontramos à distância?

A OMS refere que a solução possível para responder ao Covid-19 é testar, testar, testar. Pois bem, no que respeita à comunicação também. Teste o que faz mais sentido para as suas equipas e aproveite este “wake up call” para tirar partido de todas as possibilidades do trabalho à distância.

1. Mostre que está perto, mesmo estando à distância

Garanta uma comunicação ajustada ao momento que vivemos, informando e tranquilizando os colaboradores. Segmente as mensagens por vários tipos de comunicação – cada uma com um emissor e propósito:

  • Corporativa (mensagens da equipa de gestão de topo que transmitam uma mensagem honesta e construtiva da situação do negócio)
  • Operacional (orientações sobre novas regras, compliance, eficiência)
  • Adaptação comportamental (tool kits de boas práticas, e-learnings, webinars)
  • Social e cultural (comunicação mais informal e descontraída para promover “good mood” e engagement emocional)

2. Promova reuniões virtuais para “check point” e, principalmente, para sentir o pulso das suas pessoas

Implemente sessões de status de projetos, partilha e alinhamento de mensagens e aproveite para sentir o pulso das equipas. Há um mundo de ferramentas de videoconferência e de gestão de projeto em colaboração e, claro, tenha o telefone sempre por perto.

3. Encoraje uma Cultura que valoriza a tolerância e a empatia

O fator mais referido pelos colaboradores para um trabalho flexível bem-sucedido é poder contar com horários de trabalho compatíveis com o cuidado das crianças e das famílias. É importante assumir que não é possível ser pai / mãe e colaborador a tempo inteiro ao mesmo tempo. Vamos ter que trabalhar menos horas por isso é crucial definir prioridades.

Promova uma cultura que incentiva a flexibilidade e a gestão de desempenho através da concretização de objetivos pré-definidos e não nas horas que cada colaborador trabalhou.

4. Acompanhe as suas pessoas de perto

Disponibilize ferramentas de gestão de equipas à distância (toolkits de boas práticas, e-learnings shot, webcast, etc.) e momentos de coach para situações mais críticas. Lembre-se: este é o momento de prevenir, identificar e gerir casos de burnout ou elevado desgaste. Aqui, os gestores de equipa têm uma responsabilidade extra e devem estar atentos porque o desgaste pode levar a situações limite que devemos evitar.

5. Relativize a realidade com humor e proximidade

Quando a realidade supera a ficção, é essencial trazer o otimismo e o humor possível. Promova rituais, como as “happy hours” à sexta-feira ou “tea time” diário, para partilhar o que lhe vem na alma. Sim, é possível ciar rituais sociais online. Junte a equipa e celebrem, façam catarse, divirtam-se!

Lembre-se, mais do que nunca é tempo de ser emocional. Deixe as estratégias de lado e garanta que está próximo, porque é neste momento que os seus Embaixadores sairão das trincheiras, mostrando camaradagem e sentido de responsabilidade, numa luta que é de todos.