Como pode a ação das marcas impactar a confiança e decisão de compra dos consumidores

No contexto de negócios atual, as empresas não podem avaliar as suas marcas apenas por dados financeiros. A marca, um dos maiores ativos das empresas, reside não só no balanço mas principalmente na mente dos clientes, colaboradores ou parceiros.

No contexto de negócios atual, as empresas não podem avaliar as suas marcas apenas por dados financeiros. A marca, um dos maiores ativos das empresas, reside não só no balanço mas principalmente na mente dos clientes, colaboradores ou parceiros.

A forma como o valor da marca é construído está a mudar, podendo a valorização “não palpável”, que corresponde à perceção de valores que os colaboradores e parceiros entendem como importantes e sobre os quais constroem a sua confiança na marca, atingir mais de metade do valor.

A comunicação das marcas deve causar impacto positivo, refletindo os interesses ou valores dos clientes de forma a ganhar a sua confiança e proteger o valor da marca. A forma como os colaboradores são geridos, a missão da empresa ou a forma como a produção se desenvolve são alguns exemplos de ações que podem impactar a perceção da marca por parte dos consumidores. Eles procuram nas marcas valores que lhes transmitam confiança, aumentando a lealdade e sendo embaixadores da marca se percecionarem que estão presentes.

Com a influência das redes sociais e uma maior transparência e acesso a informação por parte dos consumidores, as marcas que contrariem estes princípios defendidos pelos seus embaixadores pode provocar uma desvalorização imediata da marca.

De forma a ganhar e manter a confiança que valorize a marca, as empresas devem adotar uma nova abordagem: começando não com avaliação do risco, mas sim com os resultados que importam, incluindo na agenda as necessidades dos clientes e dos parceiros. Esta abordagem deve seguir quatro pontos principais: (i) entender quem tem interesse na marca; (ii) identificar os valores que importam; (iii) comunicar os valores; e (iv) estabelecer um framework que proteja e ajude a marca a crescer.

As empresas devem entender os valores que importam para os clientes e demais parceiros, agindo de forma a demonstrar que esses valores estão presentes na marca que representam. Atuando desta forma as empresas podem elevar a lealdade dos consumidores e levar o valor da marca para um novo patamar. Num mundo cada vez mais transparente e conectado, as empresas que se adaptem mais rapidamente a esta realidade é quem irá vencer. Não há tempo a perder.

Ler mais
Recomendadas

Novos avanços da digitalização no setor Agroalimentar

A digitalização está a ganhar maturidade no setor agroalimentar, resultando no desenvolvimento de soluções inovadoras com impacto em toda a cadeia de valor. Com efeito, as empresas líderes estão já a passar da fase de sensorização para uma fase de desenvolvimento de algoritmos avançados baseados em “inteligência artificial” para vários fins: aumentar a produtividade agrícola, […]

Internacionalização das empresas portuguesas

Os Estados Unidos da América (EUA) são, atualmente, um dos parceiros comerciais de referência de Portugal, tendo as relações económicas entre estes dois países vindo a atingir máximos históricos nos últimos anos. Com efeito, perante alguns anos de contexto macroeconómico interno desfavorável, as empresas portuguesas tornaram-se cada vez menos avessas à internacionalização, tendo apostado na […]

Blockchain, o novo “carimbo” do Estado?

Será certamente uma opinião consensual que a transformação digital não só já está em curso mas, mais do que isso, já está enraizada na vida de muitos, sobretudo dos que são nativos em tecnologia, gerações que desde de sempre usam formas de interagir digitais, a geração da Internet, da TV por cabo, dos smartphones, das […]
Comentários