[weglot_switcher]

Como podem as tecnologias de informação interagir com a atividade dos contabilistas?

No contexto pandémico, os Contabilistas e as Sociedades de Contabilidade têm vindo a aumentar o seu investimento na tecnologia, embora de forma gradual. Estes investimentos muitas vezes são compensados pela poupança a médio/longo prazo.
Tiago Dias, Outsourcing Partner
26 Novembro 2021, 07h59

 

Apesar de Portugal ter melhorado em termos tecnológicos, de acordo com o ranking de competitividade digital de 2021 (IMD World Competiteveness Center), apenas melhorou 3 posições no quadro geral, passando da 37ª posição para a 34ª posição num total de 64 países analisados. Desta forma, a realidade portuguesa está aquém quando comparado com outros países que começaram a investir nas tecnologias de informação mais cedo, o que torna mais difícil para Portugal chegar ao mesmo patamar.

No entanto é preciso agarrar as oportunidades, compreender os seus pontos fracos, investir rapidamente nas Tecnologias de informação e dotar os Contabilistas e as Sociedades de Contabilidade no uso alargado de ferramentas informáticas de processamento de documentos, bem como de data analytics (a informática transfere a profissão do Contabilista de uma atividade de processamento para uma atividade de controller e de gestor financeiro — monitorizar e controlar os dados, preparando informação de gestão que permita tomar decisões céleres sobre as ações a seguir no futuro).

É preciso saber trabalhar com grandes volumes de dados e interpretá-los – Big data – e combinar com outras informações/variáveis com um propósito. O Data analitycs pode ser uma estratégia valiosa porque irá permitir examinar dados com o objetivo de encontrar padrões.

Benefícios do data analitycs:

– automatizar e otimizar análises financeiras

– elaborar uma boa gestão de riscos

– analise profunda da concorrência

– estratégias mais eficientes.

Estes benefícios permitem que os Contabilistas e as Sociedades de Contabilidade possam ser mais produtivos, melhorar o relacionamento com os clientes e a Empresa pode ter uma melhor tomada de decisão na obtenção de resultados.

Este forte investimento proporciona uma maior mobilidade dos Contabilistas – que atualmente é um requisito básico para milhares de técnicos podendo ser uma oportunidade para a simplificação de processos e assim oferecer soluções competitivas e direcionadas.

Percorrendo este caminho, existirá consequências positivas na eficiência operacional e no crescimento económico do país, por isso deve ser uma preocupação generalizada.

 

Este conteúdo patrocinado foi produzido em colaboração com a Baker Tilly.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.