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Como Portugal se tornou o país da moda

Existe um plano de marketing onde se trabalha a promoção e a gestão do destino. Os responsáveis do Turismo vão às principais feiras mundiais, em Madrid, Berlim e São Paulo.
9 Junho 2019, 10h55

Há uma expressão promocional usada pelo Turismo de Lisboa para “vender” a capital no estrangeiro: em cinco minutos pode passear na Baixa, em 15 chega ao aeroporto e, em meia hora, pode pedalar no Guincho. Existe um plano de marketing onde se trabalha a promoção turística e a gestão do destino. Por exemplo, toda a faixa de Santa Apolónia ao Cais do Sodré foi feita a pensar no usufruto dos turistas, mas também dos residentes.

As ações de promoção são realizadas em diversas etapas. Os responsáveis do Turismo vão às principais feiras mundiais, em Madrid, Berlim e São Paulo, e reúnem com operadores turísticos locais, público em geral e empresas associadas. Depois, é preciso receber os representantes dos operadores turísticos internacionais e os jornalistas para lhes mostrar a cidade, os melhores spots, hotéis e restaurantes. Também existem agências de comunicação em vários países (Espanha, França, Itália, Alemanha, Reino Unido e Brasil), que lançam press releases sobre Lisboa, e organizam visitas de imprensa e concursos de rádio. Além disto, existe ainda uma equipa de promotoras que responde a mais de dois mil pedidos de informação que são enviados por email para o site do Turismo de Lisboa.

“Lisboa é daquelas cidades que sinto que devo conhecer melhor. É um pouco como Berlim: misteriosa, grandiosa e divertida, com rendas baixas e afortunada por ter um aeroporto perto do centro.” Esta é uma das descrições que o jornalista e empresário Tyler Brûlé, que edita a revista Monocle (sobre tendências e estilos de vida), dedicou à capital portuguesa.

A importância dos negócios

O turismo de negócios tem outras especificidades. Representa uma fatia muito importante do número de visitantes anuais e entre cada conquista para o país está uma longa operação. É preciso fazer uma prospeção de mercado para perceber o que vai acontecer no mundo dos congressos, reuniões e falar com os homens de negócios. A seguir, tenta-se “seduzir” a associação ou a empresa interessada em vir para Lisboa.
Nesta fase, utilizam-se os melhores argumentos: a qualidade dos centros de congressos, dos hotéis, dos restaurantes e, claro, do clima. No final, faz-se a apresentação formal da candidatura e as consequentes visitas de inspeção dos organizadores.

A Escola de Hotelaria e Turismo de Lisboa (EHTL) apresentou um relatório que antevê as oportunidades e os perigos para o setor, referente aos próximos 20 anos, e a conclusão é que o “turismo em Portugal tem um futuro risonho”.
O relatório chama-se “Futurismo: O Petróleo Nacional, Turismo em Portugal em 2037”, e este trabalho surge porque “Portugal precisa urgentemente de pensamento a longo prazo”, segundo os autores, que formam o grupo MESA37. Num cenário futuro, a ascensão do Oriente, o aumento e envelhecimento da população, mais preocupações ambientais e energéticas, o crescimento do clima de insegurança e mudanças nas instituições, vão traduzir-se em boas perspetivas para o turismo, concluem os autores.

“Será uma atividade ainda mais importante para a economia portuguesa nos próximos 20 anos, se não cometermos muitos erros e se não tivermos muitos azares”, lê-se. O estudo prevê para os próximos 20 anos, “mais turistas, de mais origens, que ficam mais tempo e despendem mais dinheiro”. Estas conclusões podem ditar que haverá maior riqueza para o país, “mais impostos, mais postos de trabalho, maior aproveitamento dos recursos e das regiões, e ainda maior qualidade de vida para os residentes”.

O charme do Porto

A Associação de Turismo do Porto e Norte, AR (Porto Convention & Visitors Bureau) é uma associação sem fins lucrativos que tem como principal objetivo a promoção do Porto e do Norte de Portugal no segmento de turismo de negócios e lazer, promovendo a cidade e a região enquanto destino privilegiado para conferências, incentivos e outros eventos.

Conta com membros fundadores como a Universidade do Porto, o Instituto de Vinhos do Douro e Porto, a Associação Portuguesa de Agências de Viagens e Turismo, a Associação Comercial do Porto, a Associação Empresarial de Portugal e a Associação dos Comerciantes do Porto, por exemplo.

A Porto Convention & Visitors Bureau propõe vários tipos de incentivos, conforme a oferta disponível na cidade e na região, que incluem: Caves de Vinho do Porto – visitas e provas de vinho, cruzeiros no Douro e, claro, visitas ao Porto. Há quem diga que para “vender” uma cidade é preciso persistência e charme.

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