No entanto, verificamos que muitas vezes, estas estratégias, em particular as que se focam em óticas regionais, acabam por não abordar de forma compreensiva e complementar à visão global o tema do investimento regional. Dada a atualidade e criticidade deste tema, consideramos que a atratividade regional deve ser redefinida e promovida em diferentes fatores de atratividade.
A economia digital deve ir para além da necessidade de implementar uma boa infraestrutura de telecomunicações. Deve desenvolver regulação vocacionada para a Industria 4.0, formar e atrair talento, promover nas empresas instaladas o investimento e preparação para processos internos digitais. Este novo paradigma levou a um alargamento da rede de agentes interligados, quer sejam instituições públicas ou privadas.
Também na comunicação e promoção, é hoje impensável continuar a trabalhar a atratividade regional concentrando-nos nos mesmos recursos e usando as mesmas ferramentas que usávamos. Se discutimos os recursos em que nos devemos focar (infraestruturas, recursos e cultura digital), devemos entender que a forma de os comunicar também foi afetada e pode ser mais eficaz. Plataformas de atração de investimento permitem, entre muitas outras coisas, chegar a mais potenciais investidores, conhecê-los antes de nos abordarem e adaptar e trabalhar os conteúdos que transmitimos. A preocupação passa a ser estar online de forma célere, eficaz e de fácil compreensão para todos.
É importante que estes meios de comunicação e promoção contenham uma mensagem consistente. Uma plataforma deve agregar e mostrar claramente a visão para o investimento das regiões, compreendendo os setores de aposta, os indicadores e estratégias que a região considera relevantes bem como casos de sucesso e fatores pelos quais se distingue. A mensagem chegará não só a mais investidores mas mais informada e consistente, e obrigatoriamente mais forte.
Para as nossas regiões, o serem capazes de mostrar a sua oferta de forma global e orientada numa “one stop shop” online já não é uma “best practice” é um “must have” que não pode ser ignorado.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com