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Compras online aumentaram 126% nesta Black Friday

Comparando com o mês todo de novembro, o valor gasto na Black Friday aumentou 79% e 38% face à Black Week. Já nas lojas físicas, os consumidores gastaram mais 64% do que no restante mês e 25% na Black Week.
Natal
5 Dezembro 2025, 15h00

Os consumidores gastaram mais na Black Friday deste ano, em comparação com a média diária do mês de novembro o valor gasto em compras a online subiu 126%, com um ticket médio de 54 euros, segundo dados da SIBS Analytics.

Comparando com o mês todo de novembro, o valor gasto na Black Friday aumentou 79% e 38% face à Black Week. Já nas lojas físicas, os consumidores gastaram mais 64% do que no restante mês e 25% na Black Week.

Os dados revelam que o ticket médio gasto no dia 28 de novembro foi de 41 euros, um valor que representa um aumento de oito euros acima da média diária gasta no restante mês.

Na Black Week, o valor gasto em compras físicas efetuadas por MB WAY aumentou 24% nas lojas físicas e 56% nas compras online, face ao mês de novembro. Já na Black Friday os portugueses pagaram mais 65% das suas compras nas lojas físicas com MBWay, e 138% no online.

A moda foi o setor que mais cresceu nesta “Sexta-feira negra”, tendo registado uma variação de quase 184% no número de compras, face ao período homólogo. Segue-se o material recreativo e desporto, com uma variação de 141%, e os produtos de beleza, cosmética e perfumes apresentaram uma variação de 140%.

De acordo com os dados da SIBS há três tipos de perfis de consumidores neste dia, o “atirador”, normalmente o consumidor mais racional, que já sabe o que quer comprar e fez comparação de preços. Este perfil teve um ticket médio diário de 58 euros.

Segue-se o “moderado”, um consumidor que aproveita os descontos de forma controlada e que faz, em média, 2 a 3 compras com um gasto de 51 euros. Por fim temos o “maratonista”, um consumidor que fez 4 ou mais compras (corresponde a 7% dos cartões), num valor médio de 46 euros.


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