Chama-se Policy Fest, é organizado pelo novo Instituto de Políticas Públicas da Nova SBE, e acontece quinta-feira, 10 de abril, no campus de Carcavelos. Um dia inteiro de podcasts, conferências e debates informais, sobre as questões políticas mais relevantes do momento.
Neste festival aberto ao público que decorre ao longo do dia, procura-se fugir à “política sem politiquices”, debatendo questões como a habitação, a desigualdade social e o impacto da Inteligência Artificial. Sem formalismos nem rodeios inúteis.
Entre outras coisas, o festival contará com a gravação de dois podcasts ao vivo – 45 Graus, de José Maria Pimental, do Expresso; e Geração V, do Observador –, uma conversa sobre comunicação de políticas públicas com José Pacheco Pereira; e apresentações de investigação aplicada, desenvolvidas por professores da Nova SBE e resumidas em explicações de oito minutos.
À tarde, terá lugar a final do primeiro concurso nacional de debate organizado pelo Nova Instituto de Políticas Públicas, que atribuirá 10 mil euros em prémios. Uma iniciativa que na primeira edição já conseguiu juntar mais de 60 alunos, de mais de 10 nacionalidades, vindas de universidades de todo o país.
“O Policy Fest 2025 surge como uma resposta à necessidade de tornar as políticas públicas informadas e próximas de todos. É uma forma clara de dizer que as políticas públicas não são um território exclusivo da política – é um território de todos”, explica Luís Cabral, diretor académico do Nova SBE Public Policy Institute. “Mais do que um dia de conversas, é um compromisso com a inovação e a ação. Um espaço onde as ideias ganham vida, onde a próxima geração encontra a sua voz e onde o debate público se torna, finalmente, público de verdade”, completa.
Por seu turno, Filipe Alfaiate, diretor executivo do NPPI, espera que o evento sirva para explicar a principal mensagem do Instituto. “A política pública não tem de ser uma coisa distante, enfadonha ou reservada aos mesmos atores de sempre. É isso que tentaremos mostrar em todas as nossas iniciativas”
Criado pela Nova SBE para reforçar a sua missão pública, o Instituto de Políticas Públicas afirma-se como um think tank de ação: um espaço independente e colaborativo onde se testam ideias, se desafiam certezas e se pensa política pública com ambição internacional.
O Instituto de Politicas Públicas lançou recentemente o Laboratório para a Produtividade.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com