[weglot_switcher]

Concelho de Odemira mostra economia e cultura em certame de três dias

Iniciativa inaugura esta sexta-feira, pelas 15h00, em São Teotónio e apresenta duas novidades: o Pavilhão dos Produtos de Odemira, para dar maior visibilidade aos produtos e às iniciativas locais, e o Espaço Performativo, onde decorrem vários espetáculos e a exposição Odemira Território Cultural e Criativo.
18 Julho 2025, 14h00

Abre portas em São Teotónio, esta sexta-feira, 18, um dos grandes certames do litoral alentejano: a FACECO – Feira das Atividades Culturais e Económicas do Concelho de Odemira.

O programa desta 33ª edição, que se prolonga até domingo, 20, destaca a pecuária, agricultura, turismo, artesanato, produtos locais, gastronomia e muita animação.

O certame é promovido pelo Município de Odemira em parceria com a ACL – Associação Portuguesa de Criadores de Bovinos da Raça Limousine, CAPRIMIRA – Associação de Criadores da Raça Charnequeira, EABL – Associação para o Desenvolvimento da Estação de Apoio à Bovinicultura Leiteira, FARRUSCA – Cooperativa de Criadores da Raça Bovina Garvonesa ou Chamusca, Associação dos Apicultores do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina, ARBUTUS – Associação para a Promoção do Medronho e Junta de Freguesia de São Teotónio.

A inauguração, na qual participa o Secretário de Estado da Administração Local e Ordenamento do Território, Silvério Regalado, e o Presidente da Câmara Municipal de Odemira, Hélder Guerreiro, esta sexta-feira, a partir 15.00 horas, segue-se à Conferência da Lusomorango no Cine teatro de São Teotónio.

As duas grandes novidades de edição e 2025 são o Pavilhão dos Produtos de Odemira, para dar maior  visibilidade aos produtos e às iniciativas locais, e o Espaço Performativo, onde decorrem vários espetáculos e a exposição “Odemira Território Cultural e Criativo”, para promoção das iniciativas culturais do concelho.

O artesanato local volta a estar em destaque com uma ampla área de exposição e demonstração ao vivo do trabalho de dezenas de artesãos, onde os visitantes terão a oportunidade de contactar com vários saberes artesanais, com curadoria da CACO – Associação de Artesãos do Concelho de Odemira.

A pecuária continua a ser um dos fortes pilares da FACECO, com várias exposições e concursos de diferentes raças. O programa conta com o 36.º Concurso Nacional da Raça Limousine, o 28.º Concurso Regional da Cabra Charnequeira, o 20.º Concurso Regional da Raça Bovina Holstein Frísia, bem como uma mostra dedicada à Raça Bovina Garvonesa. O certame conta ainda com o 24.º Concurso Regional de Mel e o 4.º Concurso de Medronho da FACECO.

Vários showcookings, espaços de atividades desportivas e para crianças, animação do recinto e vários espetáculos nos três palcos prometem dias de festa para todos os visitantes. Os artistas de destaque da FACECO 2025 são os D.A.M.A (18 de julho), Bárbara Bandeira (19 de julho) e Clã (20 de julho).

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.