[weglot_switcher]

Concessionária de autoestradas cobra portagens em atraso na A25 durante operação stop da GNR

O episódio teve lugar hoje na A25 no sentido Guarda- Vilar Formoso. Segundo a SIC, os automobilistas eram mandados parar pela GNR e eram cobradas portagens em atraso por uma brigada da Ascendi, que disse estar a atuar em coordenação com a GNR, mas esta força rejeita qualquer colaboração.
  • Imagem: SIC Notícias
15 Outubro 2019, 16h18

Uma operação stop da GNR foi usada por uma concessionária de autoestradas para cobrar portagens em atraso, avança a SIC Notícias esta terça-feira, 15 de outubro. Cinco meses depois da polémica operação stop do fisco, em que elementos da GNR mandavam parar condutores para que responsáveis da Autoridade Tributária cobrassem dívidas em atraso dos condutores, volta a ser noticiada uma operação stop com a presença da GNR em que foram cobradas portagens.

O episódio teve lugar hoje na A25 no sentido Guarda- Vilar Formoso. A GNR colocou um radar na autoestrada; quem excedesse o limite legal era obrigado a parar numa estação de serviço da BP para ser autuado pela GNR.

Um pouco mais à frente, dentro da própria estação de serviço, estava uma carrinha da concessionária Ascendi com uma brigada de fiscalização a cobrar portagens em atraso aos automobilistas.

Um automobilista português residente em Madrid que pagou as suas dívidas à concessionária contou à SIC Notícias o ocorrido nesta estação de serviço.

“Apercebo-me da estrada, da A25, completamente fechada, com todo o trânsito a ser canalizado para dentro da estação de serviço da BP. Corto à direita, porque sou obrigado, e a Guarda Nacional Republicana encaminha-me para a Ascendi, para um grupo de pessoas que lá estava”,  contou António Silva à SIC.

“Eu sou confrontado, mandado parar, os senhores da Ascendi vêm ter comigo – estão lá dois ou três carros – e dizem-me: ‘O senhor tem aqui SCUTS por pagar’. Eu disse: ‘Ok, mas onde, em que sítio?’. Tiraram uma listagem: ‘O senhor tem de pagar. Com coimas, com multas, não sei quê… ‘Tem aqui X para pagar’.

“E eu paguei. Não sei se é legal, se não é legal. Deram-me uma lista de possíveis SCUT do país todo onde eu poderei ter passado. Não tive tempo para confirmar, não sei se é verdade, se é mentira, não me deram comprovativos de nada. Peguei no cartão multibanco e paguei”, denunciou este automobilista.

A SIC confrontou no local um elemento da Ascendi que disse que a operação estava a ser realizada em coordenação com a GNR. Por sua vez, a GNR rejeitou à SIC qualquer coordenação, dizendo que estava em curso uma operação nacional de deteção de resíduos e que a presença da Ascendi foi mera coincidência.

https://jornaleconomico.pt/noticias/fisco-arrestou-varios-carros-e-um-atrelado-de-cavalos-em-operacao-stop-450329

 

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.