[weglot_switcher]

Concorrência autoriza venda de negócio internacional da NOS a empresa francesa

A venda da NOS International Carrier estava dependente da apreciação da AdC. Apesar da alienação do negócio, a Tofane comprometeu-se a continuar a prestar os serviços da até agora NOS ICS às empresas do grupo NOS. A NOS espera “otimizar a respetiva estrutura de custos relativa à terminação do seu tráfego de Voz e SMS em destinos internacionais”, com esta operação.
  • Presidente executivo da NOS, Miguel Almeida
30 Junho 2020, 17h11

A Autoridade da Concorrência (AdC) autorizou a concretização da venda da NOS International Carrier, empresa da NOS para o negócio grossista internacional de voz e de mensagens de texto (SMS), à Ibasis Portugal, subsidiária da francesa Tofane Global. A nota da autorização foi dada a conhecer pela NOS, num comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários esta terça-feira, 30 de junho. O negócio estava dependente da apreciação da AdC.

“A NOS SGPS S.A informa que na sequência da decisão de não oposição por parte da Autoridade da Concorrência de 16 de junho, foi definitivamente executado o acordo previamente anunciado com a Tofane Ibasis Portugal por objeto, por um lado, a transmissão à iBasis (sociedade integralmente detida pela Tofane), das ações representativas da totalidade do capital social da NOS International Carrier [NOS ICS] de serviços grossistas de trânsito internacional de Voz e SMS, serviços esses que eram anteriormente assegurados pela NOS ICS”, lê-se no comunicado.

No dia 1 de abril, a empresa de Miguel Almeida tinha anunciado que tinha chegado a acordo com subsidiária da Tofane para que esta comprasse o seu negócio internacional de voz e SMS. Apesar da alienação do negócio, a subsidiária da Tofane comprometeu-se a que a continuar a prestar os serviços da até agora NOS ICS às empresas do grupo NOS.

O valor do negócio não é conhecido, mas a telecom nacional fez saber que esta operação permitirá “otimizar a respetiva estrutura de custos [da NOS] relativa à terminação do seu tráfego de Voz e SMS em destinos internacionais, ao mesmo tempo que reforça a sua dedicação à sua atividade central”, segundo o comunicado no dia 1 de abril.

A Tofane Global é uma empresa francesa, com sede em Paris, especializada no transporte internacional de telecomunicações.

https://jornaleconomico.pt/noticias/nos-vendeu-negocio-de-voz-e-sms-internacional-a-tofane-global-570025

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.