[weglot_switcher]

Concorrência dá ‘luz verde’ preliminar à compra da Nowo pela Digi

Posição surge após a Anacom ter decidido aprovar a aquisição no início da semana passada. Segundo o semanário “Expresso”, ainda é possível os concorrentes se pronunciarem sobre este negócio no sector das telecomunicações.
4 Outubro 2024, 11h54

A Autoridade da Concorrência (AdC) deu uma ‘luz verde’ preliminar à aquisição da operadora de telecomunicações Nowo pelo grupo romeno Digi, no valor de 150 milhões de euros, avança esta sexta-feira o semanário “Expresso”. Apesar deste primeiro ‘sim’ ao negócio, ainda é possível os concorrentes se pronunciarem.

No início da semana, também a Autoridade Nacional de Comunicações (Anacom) confirmou não se opôr à compra da Nowo pela Digi Communications, cuja sede é na Roménia. O regulador liderado por Sandra Maximiano considera que “operação de aquisição pela Digi Portugal do controlo exclusivo sobre a Cabonitel, que detém a Nowo, não é suscetível de criar entraves significativos à concorrência efetiva nos mercados de comunicações eletrónicas”.

A aquisição da Nowo pela Digi Portugal foi anunciada no primeiro dia de agosto. “O acordo celebrado com a Lorca JVCO Limited consiste na aquisição de 100% das ações emitidas pela Cabonitel, S.A. pelo valor de 150 milhões de euros, sujeito a ajustes habituais e a determinados eventos contingentes e também à autorização da concorrência”, refere a empresa romena no comunicado emitido na altura.

Antes da Anacom, já a Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) havia aprovado um parecer de compra da dona da Nowo pela Digi Portugal.

No primeiro semestre, a Digi lucrou 54,3 milhões de euros, vendo crescer o seu resultado líquido em 102% face aos 26,8 milhões de euros registados no período homólogo.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.