Concurso Montepio Acredita Portugal anuncia vencedores 2020

O projeto “Stop Bullying” ganhou o Prémio Empreendedorismo Social patrocinado pelo Banco Montepio. O “Born from Knowledge – Award”, um prémio especial da Agência Nacional de Inovação, este ano foi entregue ao Unit Layer, criado para estudar o efeito da microgravidade em genoma humano e células cancerígenas.

Já são conhecidos os vencedores do 10º concurso Montepio Acredita Portugal, promovido pela associação e pelo banco para premiar alguns dos melhores projetos nacionais de empreendedorismo. A organização refere este sábado que foram submetidas a avaliação 10.640 ideias este ano.

“O propósito passa por ter um impacto objetivo na forma como estes projetos podem ser desenvolvidos, chegar ao mercado e tornar-se negócios viáveis e com um contributo para a área de atividade na qual se encontram inseridos e para a comunidade em geral. Acreditamos que, conjugando a nossa experiência com os parceiros certos, conseguiremos alcançar esta meta ambiciosa”, afirma Fernando Fraga, diretor de Inovação da Acredita Portugal.

Além das distinções nas diferentes categorias (na lista abaixo), houve ainda espaço para a entrega do “Born from Knowledge – Award”, um prémio especial da Agência Nacional de Inovação (ANI), que desta vez foi entregue ao Unit Layer, criado para estudar o efeito da microgravidade em genoma humano e células cancerígenas, utilizando veículos aeroespaciais, de forma a analisar as condições e alterações nas mesmas em prol de uma alternativa terapêutica para o cancro.

Prémio Empreendedorismo Social (Banco Montepio)

  • Stop Bullying – O conceito de bullying é apresentado às crianças em idade pré-escolar através da Cegonha Marcolina. Com um livro e um jogo de tabuleiro, são desenvolvidos métodos e comportamentos positivos nas crianças a partir dos 3 anos para prevenir e combater o bullying, com base em atividades e desafios divertidos.

Prémio Brisa Mobilidade 2020

  • BipBip – Plataforma inteligente e gratuita angariadora de clientes, que sabe a todo o momento quais os camiões vazios, as rotas e a sua localização. Desta forma, obtém-se um matching entre o pedido do cliente e o camião vazio mais próximo que percorre essa rota. Conseguem-se assim ofertas rápidas e acessíveis para o cliente, rentabilizando as frotas para os transportadores. BipBip 24/7 amiga do ambiente.

Prémio K.Tech

  • Dime – Plataforma que pretende transformar o mercado de talento desportivo. É a rede social que reinventa a forma como os jogadores exibem as suas características digitalmente – através de momentos em vídeo – usando inteligência artificial para balancear a procura e oferta de talento, numa escala global.

Prémio H2O Inovação (Águas de Gaia)

  • SCEMAI – Maximização da performance do consumo energético e monitorização de avarias através de modelos de inteligência artificial e análise de dados, permitindo a otimização da produção.

Categoria geral – Inovação

  • ChargeSurfing – Rede privada para carregamento de veículos elétricos. Sem cartões, internacional, compatível com todas as marcas de carregadores e veículos. Qualquer pessoa com a localização adequada, em qualquer parte do mundo, pode aderir à rede e tornar-se um Host para a mobilidade elétrica, apoiando a transição energética e rentabilizando o respetivo espaço.

Categoria geral – Produto

  • Four Bites – Serviço de subscrição de diversos snacks saudáveis, personalizados ao universo do cliente e entregues onde este mais necessita. Como? Apontando preferências e sabores, o algoritmo de AI personaliza a experiência, recebe-se em recorrência as Bites, possibilidade de dar feedback e aceder ao youniverse.

Categoria geral – Educação

  • Growappy – Solução web e mobile que moderniza a educação infantil, ao facilitar o dia a dia nas escolas, simplificar a sua gestão, comunicação com os pais, registo e partilha das rotinas diárias e aprendizagens das crianças de uma forma inovadora e em tempo real.

Notícia atualizada a 17-10-2020

Recomendadas

CAP contesta medidas sobre pagamentos e lamenta posição do Governo

A Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP) contestou hoje as medidas sobre os pagamentos diretos para 2022, acusando o Ministério da Agricultura de desprezar “um leal e correto procedimento de consulta”, uma vez que estas não foram discutidas.

Confederação do Comércio e Serviços aplaude as novas medidas

Em comunicado, a entidade registou ainda “como positivo que a avaliação do nível de risco se baseie no critério da taxa de vacinação da população, ultrapassando as deficiências manifestas que a chamada ‘matriz de risco’ já evidenciava”.

Ramada dispara lucros semestrais para 6,2 milhões de euros

O resultado líquido consolidado registado no primeiro semestre de 2021 no valor de 6,17 milhões, apresentou um crescimento de 143,2% face ao resultado líquido do período homólogo do ano anterior.
Comentários