[weglot_switcher]

Concurso para gestão de recursos hídricos no Alentejo e Algarve com dotação de 825 mil euros

Com uma dotação de 825 mil euros e uma taxa máxima de cofinanciamento de 85%, este aviso de concurso enquadra-se na estratégia de Territorialização de Investimentos Integrados (ITI).
7 Outubro 2024, 21h23

A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo anunciou que, no âmbito do Programa Alentejo 2030, foi lançado o Aviso de Concurso para a Gestão de Recursos Hídricos – ITI Água e Ecossistemas de Paisagem, destinado às regiões do Alentejo e do Algarve.

Com uma dotação de 825 mil euros e uma taxa máxima de cofinanciamento de 85%, este aviso de concurso enquadra-se na estratégia de Territorialização de Investimentos Integrados (ITI), “refletindo o compromisso de reforçar a capacidade de adaptação das infraestruturas hídricas, melhorar a eficiência no uso da água, e promover a regeneração dos ecossistemas naturais das paisagens do Alentejo e Algarve”, refere a instituição.

Este aviso está aberto a autoridades locais, entidades públicas e privadas, incluindo associações e ONGs que desempenhem um papel relevante na gestão dos recursos hídricos e preservação dos ecossistemas das regiões em questão e visa apoiar intervenções de proteção dos recursos hídricos e gestão dos riscos associados à água e aprofundar o conhecimento e disseminar a a informação sobre os efeitos das alterações climáticas e os seus impactes no território.

Esta iniciativa visa promover um desenvolvimento sustentável, integrando a valorização e proteção dos recursos hídricos e ecossistemas em resposta aos desafios crescentes colocados pelas alterações climáticas.

“Este concurso representa um passo decisivo no cumprimento dos objetivos estratégicos do Alentejo 2030, focados na sustentabilidade, resiliência ambiental e promoção de uma economia verde”, segundo a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.