[weglot_switcher]

Concursos de obras públicas promovidos em Portugal subiram 20% até final de agosto

A última edição do barómetro do setor elaborado pela AICCOPN revela que os concursos de obras públicas promovidos em Portugal nos primeiros oito meses deste ano atingiram os 3.422 milhões de euros.
  • Jose Manuel Ribeiro/Reuters
23 Setembro 2020, 18h10

O volume de concursos e contratos de empreitadas de obras públicas permaneceu estável até ao final de agosto face ao período homólogo do ano passado, mas o respetivo valor cresceu 20%, de acordo com o último barómetro do setor divulgado pela AICCOPN – Associação dos Industriais de Construção Civil e Obras Públicas.

“Até ao final do mês de agosto, os concursos de obras públicas promovidos atingiram os 3.422 milhões de euros, um montante que se situa 20% acima do registado no período homólogo do ano passado, mantendo-se um registo positivo, a exemplo do verificado ao longo dos últimos meses, com os concursos de empreitadas abertos e objeto de
anúncio em Diário da República ao longo do corrente ano a manterem um volume anual acumulado que se situa em máximos históricos desde o início desta série que remonta a 2010″, adianta um comunicado da AICCOPN.

No que respeita ao total de contratos de empreitadas no âmbito de concursos públicos celebrados ao longo dos primeiros oito meses do ano e objeto de reporte no Portal Base, o seu valor “situou-se nos 1.291 milhões de euros, 7% abaixo do apurado em igual período de 2019, ou seja, mantendo uma evolução similar à verificada no mês anterior”.

“Os contratos de empreitadas celebrados em resultado de ajustes diretos e consultas prévias até final de agosto, totalizaram 292 milhões de euros, menos 5% em termos homólogos. O total de empreitadas de obras públicas objeto de celebração de contrato e registo no Portal Base até final de agosto, foi de 1.749 milhões de euros, menos 4% que o
verificado em 2019″, adianta o referido comunicado da AICCOPN.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.