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Condutores da A8 em perigo devido a eventual concessão de mina, alerta Quercus

A associação ambientalista refere que, caso a concessão da mina de Ribeiro Seco avance, em Alcobaça e na Nazaré, há risco de abatimento da autoestrada à saída para Pataias/Porto de Mós.
13 Novembro 2019, 08h50

A Quercus alertou esta quarta-feira para um eventual risco de abatimento do piso da autoestrada A8 (à saída para Pataias/Porto de Mós), caso a concessão da mina de Ribeiro Seco, que está em processo de consulta pública para aprovação, obtenha ‘luz verde’.

A associação ambientalista considera “inaceitável” e “incompreensível” a eventual atribuição dessa concessão, nos concelhos de Alcobaça e da Nazaré, e apela ao princípio de salvaguarda da segurança dos condutores e à desistência da entidade promotora do projeto (Sarbloco – Areias Industriais).

De acordo com os dados do Instituto da Mobilidade e dos Transportes, 146.861 veículos utilizam o troço Valado dos Frades – Pataias, com uma média mensal e diária de 12.238 e 408 viaturas. Segundo a Quercus, o Estudo de Impacte Ambiental “quase” ignora a existência da A8 na área requerida (67,6 hectares), o que pode ser entendido como uma “tentativa de normalização” da auto-estrada em causa “numa exploração desta tipologia e desta magnitude”.

Em comunicado assinado por Pedro Santos, presidente do Núcleo do Ribatejo e Estremadura da Quercus, os ambientalistas denunciam que o pedido de concessão da mina Ribeiro Seco apresenta aspetos processuais e ambientais “bastante negativos”, como a legitimação de uma atividade que desrespeita a legislação ambiental e os planos diretores municipais dos dois concelhos.

Além disso, a associação alerta que a zona proposta para a mina se insere em espaços florestais e rede rodoviária nacional, pelo que pode significar “uma perda efetiva de área florestal, bem como da respetiva biodiversidade, valores naturais e ecossistemas” e, tendoi em conta que estará localizada sob o Sistema Aquífero Caldas da Rainha – Nazaré (O33) – pode implicar “um risco grave de eventuais contaminações deste lençol freático”.

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