Os habitantes de Pequim, a capital da China, têm 0,22% de hipóteses em conseguir uma matrícula com a qual podem comprar um carro. Para se perceber isto, há que explicar que Pequim é uma cidade de grandes números e que a Comissão de Transportes de Pequim quer reduzir o número de carros em circulação na cidade.
Uma pesquisa rápida no Google permite-nos saber que a capital chinesa tem uma área de 18.808 km2. Lisboa, a capital e a maior cidade de Portugal, tem 100 km2, enquanto o Porto, a segunda maior cidade portuguesa, tem pouco mais de 41 km2. Por outras palavras, as estradas de Pequim têm muito mais capacidade de circulação do que provavelmente Portugal inteiro.
Em Pequim, vivem cerca de 21,7 milhões de pessoas e em abril de 2017 tinham matrícula da cidade cerca de 5.97 milhões de carros – só em carros, uma cidade chinesa tem mais de metade do número de pessoas a viver em Portugal. Se aos quase 6 milhões de automóveis somarmos ainda os cerca de 700 mil carros com matrículas de outras províncias e que circulam na capital chinesa diariamente, o número de automóveis cresce ainda mais.
Em 2010, as autoridades de Pequim adotaram medidas para limitar o número de carros a circular na cidade. Desde então, só os veículos com matrícula registada na capital chinesa podem circular livremente. Todas os automóveis com matrículas registadas noutras províncias estão sujeitos a limites de circulação apertados: 84 vezes por ano.
Para dar a volta a esta situação, basta comprar um carro com matrícula registada em Pequim. Não é bem assim e basta reler a primeira frase aqui escrita. A Comissão de Transportes de Pequim introduziu uma política de sorteio através do qual os interessados têm de ganhar a possibilidade de adquirir uma matrícula registada e Pequim. E só depois poderão, eventualmente, comprar um carro.
Sendo que há cerca de 12 milhões de pessoas inscritas no sorteio, qualquer uma delas apenas tem aquela ínfima hipótese de ganhar. Por outras palavras, por cada matrícula nova disponível, há 2.031 candidatos. No último sorteio, em junho passado, inscreveram-se 2,8 milhões de pessoas para 6.333 matrículas novas.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com