[weglot_switcher]

Confiança dos construtores norte-americanos sobe em setembro e preços regressam a níveis de 2022

Dados da Associação Nacional de Construtores dos Estados Unidos indica que a confiança no mercado de habitações recém-construídas foi de 41 em setembro, dois pontos acima dos 39 em agosto, terminando assim uma série de quatro quedas mensais consecutivas.
17 Setembro 2024, 16h23

O sentimento de confiança dos construtores norte-americanos aumentou em setembro para 41 pontos, numa subida de dois pontos face ao mês anterior, de acordo com os dados da Associação Nacional de Construtores de Casas (NAHB), divulgados esta terça-feira.

Este resultado representa também o fim de uma série de quatro quedas mensais consecutivas, apesar dos construtores continuarem a debater-se com o aumento dos custos de construção.

De resto, o último inquérito revela ainda que a percentagem de construtores que desceram os preços caiu em setembro pela primeira vez desde abril, para 32%, enquanto os incentivos para a venda de casas caiu para 61% em setembro, face aos 64% de agosto.

Por outro lado, verificou-se uma redução média dos preços para 5%, ficando pela primeira vez abaixo dos 6%, algo que já não se registava desde julho de 2022.

O índice que representa as condições de vendas atuais subiu um ponto, para 45, a componente que mede as expetativas de vendas nos próximos seis meses aumentou quatro pontos, para 53, e o indicador que representa o tráfego de potenciais compradores registou uma subida de dois pontos, para 27.

“Graças às taxas de juro mais baixas, os construtores têm agora uma visão positiva para as vendas futuras de casas novas pela primeira vez desde maio de 2024”, afirma o presidente da NAHB, Carl Harris.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.